Locais a Visitar no Concelho de Viana do Castelo

Palácio dos Viscondes de Carreira (Viana do Castelo)

Com o crescimento urbano, primeiro desenvolvendo-se para o lado do rio e depois para o lado da montanha sobranceiro à vila, ali começaram a surgir novas ruas. Com estes novos arruamentos surgiu o Palácio dos Viscondes de Carreira, ou dos Távoras.

Pelourinho de Lanheses (Lanheses)

A Casa do Paço é responsável pelo Pelourinho, entregue de uma maneira diferenciado de todos os outros quando, em 1793, a monarca de então D. Maria I entrega o senhorio de Lanheses em troca do de Lindoso a Sebastião de Abreu Pereira Cyrne Peixoto.

Praça da República (Viana do Castelo)

A Praça da República está situada no centro histórico e principal da cidade. Teve o nome de Campo do Forno, Praça da Rainha e finalmente Praça da República.
Ruas Históricas (Viana do Castelo)

Ruas que pertencem ao centro histórico da cidade onde se cruzam com becos e artérias que nos levam até ao Rio Lima, que nos transportam para uma época da história em que a passagem da Idade Média dá lugar ao Modernismo.

Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus (Viana do Castelo)

Um grande monumento num monte alto, assim dá vistas o elemento mais carismático de Viana do Castelo, fazendo do Santuário de Santa Luzia o ex-libris desta cidade.

Sé de Viana do Castelo (Viana do Castelo)

Considerada como Igreja Matriz, está situada no centro histórico desta cidade, na construção dentro das muralhas. Do séc. XV, as suas obras iniciaram em 1400, finalizando em 1433.

Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo)

Situado mesmo em frente da Igreja e Convento da Santa Ana, é um edifício do século XIX.
Vista Geral da Areosa (Areosa)

Situada à saída de Viana do Castelo para norte, na encosta do Monte Santa Luzia, é uma freguesia marítima com uma população de 5.000 pessoas.
Vista Geral de Viana do Castelo (Viana do Castelo)

Do ponto mais alto da cidade, do Monte de Santa Luzia, temos a Viana do Castelo a ver o seu Rio Lima a caminhar vagarosamente do seu lado esquerdo, de Espanha, até ao mar.