Situada em frente da Igreja Paroquial da Meadela, com a estrada nacional por intermeio, a Capela de Santo Amaro, à semelhança da Capela de São Vicente, não tem qualquer descrição.
Santo Amaro, que se descreve como um santo cristão com origem numa lenda, a sua vida lendária era do conhecimento generalizado na Península Ibérica do final da Idade Média e do Século de Ouro (compreendida entre o séculos XVI e XVII), e de quem o nome da capela teve a proveniência.
De estilo barroco, a capela, que se desenvolve na longitudinal com a fachada para poente, tem uma planta retangular constituída por nave retangular e capela-mor mais pequena e estreita.
A fachada principal em frontão triangular tem o rasgo do portal em verga reta encimado por um frontão triangular interrompido. É ladeado por duas pequenas janelas quadradas.
O acesso ao templo é feito por uma escadaria de nove degraus.
Este ponto está situado na localidade Igreja, Meadela, na freguesia Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.
(Distância: 30 m N)
Uma primeira igreja foi construída no século XIII. No século XVII a igreja estava situada numa zona húmida, não sendo das melhores localizações, sendo então construída a nova igreja no local atual em que se destaca a torre sineira quadrada e a fachada muito decorada.
(Distância: 38 m W)
A devoção a Santa Cristina, uma mártir oriental de uma localidade da Síria entre os séculos III e IV, deu origem ao local onde foram recebidas as suas relíquias. Este local, chamado de Ermida de Santa Cristina do amieiralzinho, pela evolução chegou ao nome de Ameadela e daí Meadela.
(Distância: 818 m W)
A Capela de São Vicente encontra-se à saída de Viana para Meadela, pertencente à zona urbana de Viana do Castelo. Sem outras informações, corresponde a um período entre a segunda metade do século XVIII e a primeira do século XIX.
(Distância: 2 km SW)
Esta ponte é uma construção com 145 anos, tendo a sua edificação no ano de 1878. Atravessa o rio Lima, unindo as duas margens, pelo lado esquerdo na freguesia de Darque e pelo lado direito na freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo.
(Distância: 2 km SW)
Mais outro conjunto conventual que seguiu a linha de construção das Igrejas Conventuais Carmelitas, com uma planta de cruz latina de transepto reduzido e as naves com capelas comunicantes cobertas por abóbadas de berço.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km SW)
A Ponte Eiffel é uma ligação rodo/ferroviária que atravessa o rio Lima, unindo as suas duas margens entre as freguesias de Darque e Viana do Castelo. A construção teve início em 1877, com uma duração de catorze meses, sendo a inauguração realizada em junho de 1878.
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km SW)
Este pequeno templo religioso foi construído no século XVI, tendo sido reconstruído no século XVIII após as cheias do Rio Lima.
(Distância: 2 km SW)
Situada num juncal que bordeja o rio Lima, junto a um paredão onde antigamente começava a ponte de madeira que servia a estrada real, a Capela de São Lourenço é uma construção do século XVI, perdida no espaço, tendo simplesmente o rio Lima como companhia.