A ligação entre a localidade e a Igreja Paroquial sempre foi muito forte, interligando-se sempre as suas histórias e, no caso da Meadela quem faz a história é a Santa Cristina.
Santa Cristina que, quando se deu a primeira referência à Freguesia de Meadela nos meados do século XII, já era venerada pela população.
O culto por esta Santa deve-se ao fato da mártir oriental que foi, numa localidade da Síria entre os séculos III e IV. Dela veio aqui parar uma relíquia, em cujo local foi edificado um "martyrium", uma construção de género ermida.
Esta pequena construção foi realizada num local bastante húmido onde vicejava um amieiral, mas que no entanto era acarinhado pela devoção da população.
Deste amieiral que se identificava como ermida, surgiu o nome da futura freguesia, cujo respetivo lugar de culto ficou denominada como paróquia de Santa Cristina d'Ameadela, traduzindo com o mesmo significado de Ermida de Santa Cristina do amieiralzinho, sendo substituída mais tarde por Santa Cristina da Meadela e, com o triunfo do laicismo, acabou por ficar Meadela.
Sendo Meadela uma freguesia nos arredores de Viana do Castelo, sempre foi intensamente povoada desde o século XIII, inclusivamente uma freguesia de quintas dos senhores de bem de Viana do Castelo. Atualmente a Freguesia da Meadela faz parte da zona urbana de Viana.
Com a reorganização das freguesias em 2013, a Freguesia de Meadela ficou agregada às freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate), formando a União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, com sede em Santa Maria Maior e representações nas restantes.
Este ponto está situado na localidade Igreja, Meadela, na freguesia Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.
(Distância: 38 m E)
Situada em frente da Igreja Paroquial da Meadela, a Capela de Santo Amaro não tem quaisquer informações. De estilo barroco, a capela tem uma planta retangular constituída por nave e capela-mor e o átrio é antecedido por uma escadaria de nove degraus.
(Distância: 47 m NE)
Uma primeira igreja foi construída no século XIII. No século XVII a igreja estava situada numa zona húmida, não sendo das melhores localizações, sendo então construída a nova igreja no local atual em que se destaca a torre sineira quadrada e a fachada muito decorada.
(Distância: 782 m W)
A Capela de São Vicente encontra-se à saída de Viana para Meadela, pertencente à zona urbana de Viana do Castelo. Sem outras informações, corresponde a um período entre a segunda metade do século XVIII e a primeira do século XIX.
(Distância: 2 km SW)
Esta ponte é uma construção com 145 anos, tendo a sua edificação no ano de 1878. Atravessa o rio Lima, unindo as duas margens, pelo lado esquerdo na freguesia de Darque e pelo lado direito na freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo.
(Distância: 2 km SW)
Mais outro conjunto conventual que seguiu a linha de construção das Igrejas Conventuais Carmelitas, com uma planta de cruz latina de transepto reduzido e as naves com capelas comunicantes cobertas por abóbadas de berço.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km SW)
A Ponte Eiffel é uma ligação rodo/ferroviária que atravessa o rio Lima, unindo as suas duas margens entre as freguesias de Darque e Viana do Castelo. A construção teve início em 1877, com uma duração de catorze meses, sendo a inauguração realizada em junho de 1878.
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km SW)
Este pequeno templo religioso foi construído no século XVI, tendo sido reconstruído no século XVIII após as cheias do Rio Lima.
(Distância: 2 km SW)
Situado no largo com o mesmo nome, o conjunto conventual foi edificado no início do século XVII e a igreja é o elemento de maior relevo deste conjunto conventual.