Casa dos Alpuim
Casa dos Alpuim

Esta casa está situada na mesma rua do Palacete dos Visconde de Carreira, precisamente parede com parede, ocupando um dos lados de uma rua inteira.

Seguindo a linha de arquitetura das casas da época, disposta de forma retangular, esta foi edificada na segunda metade do século XVI, extensivo ao início do século XVII.

Entretanto nesta casa, em 1875, foram realizadas obras por um Senhor comerciante que comprou a casa à Família Alpuim, adaptando-a às suas necessidades e transformando o piso superior para residência e o inferior para comércio.

Descrição

De planta retangular, é formada por dois pisos, sendo o piso inferior constituído por portas de verga reta e o piso superior formado por janelas de moldura mainelada, encimadas por frontões contracurvados de gosto barroco.

A fachada é rematada por um conjunto de merlões, sendo do lado esquerdo erigida uma torre também coroada por merlões, com gárgulas de canhão. As molduras das janelas e portas desta casa correspondem a uma linguagem manuelina, semelhante ao que sucede à Casa da Carreira.

Atualmente nesta casa está instalada e a funcionar a Biblioteca Municipal.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 41.674' W 008 49.770'  (41.69457, -8.82950)

Temas / Tags

Viana do Castelo, publicado em por