Ponte de Tourim
Ponte de Tourim
Sendo um dos mais importantes e procurados patrimónios de Amonde, a ponte de Tourim atravessa o rio Âncora no caminho com destino a Lanheses e para Santiago de Compostela. É uma edificação romana que sofreu uma campanha de reconstrução na Idade Média, e finalmente uma reforma na Idade Moderna.
Ponte de Tourim
Ponte de Tourim
Ponte de Tourim

Sendo um dos mais importantes e procurados patrimónios de Amonde, a conhecida ponte de Tourim atravessa o rio Âncora e integra-se no caminho com destino a Lanheses, tal como para Santiago de Compostela.

Com atribuição de construção na Idade Média, a ponte de Tourim é sem dúvida uma edificação romana que sofreu uma campanha de reconstrução na Idade Média, e finalmente uma reforma na Idade Moderna.

Ponte de Tourim
Ponte de Tourim
Ponte de Tourim

Ponte toda em cantaria, de um só arco de volta perfeita onde assenta o tabuleiro em cavalete, tem medidas de cerca de 4 metros de largura por 21 metros de comprimento.

O pavimento é constituído por lajes, com registo de guardas em cantaria. Apresenta pegões cegos, estando o arranque destes protegido por um muro de silhares graníticos.

A ponte está agora reservada apenas para efeitos turísticos e históricos e para travessia de peões, por ter sido construída uma ponte nova poucos metros a sul.

Localização

Este ponto está situado na localidade Tourim, na freguesia Amonde.

Coordenadas GPS: N 41 47.749' W 008 46.044'  (41.79582, -8.76740)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Parque de Merendas de São João de Amonde

Parque de Merendas de São João de Amonde - Visitar Portugal

(Distância: 39 m S)
Um belo parque de merendas localizado junto da estrada nacional e junto do rio Âncora, com diversas mesas e respetivos bancos de pedra, churrasqueira, equipamentos de ginástica, sanitários e um parque de estacionamento.

Capela do Senhor dos Aflitos

Capela do Senhor dos Aflitos - Visitar Portugal

(Distância: 837 m NW)
Uma capela perdida no tempo e no espaço, de que não há qualquer informação, uma capela bonita e interessante. Ao contrário do habitual, as paredes exteriores da capela são totalmente revestidas de pedra.

Junta de Freguesia de Orbacém

Junta de Freguesia de Orbacém - Visitar Portugal

(Distância: 903 m NW)
Erbacazaim, assim conhecida nos documentos do século X, a sua origem terá sido numa Villa romana, denominada de Arvezani, região muito desejava pela existência de minérios. Em 1878 Orbacém passou para a comarca de Caminha.

Igreja Paroquial de Orbacém

Igreja Paroquial de Orbacém - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)

Igreja Paroquial de Amonde

Igreja Paroquial de Amonde - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Igreja dedicada a Santa Maria, é conhecida desde o século X nesta localidade denominada então de Onomondi. A paróquia de Amonde começou a pertencer à Diocese de Viana do Castelo em 1977. De planta retangular, a igreja é formada por nave e capela-mor mais estreita.

Coreto de Amonde

Coreto de Amonde - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Este coreto está situado mesmo ao lado da Igreja Matriz de Amonde, localização típica para este tipo de construções numa aldeia. De planta hexagonal, é formado por uma base construída em pedra que serve de base a uma guarda de ferro em que se elevam seis colunas de ferro que vão dar apoio à base para a cobertura em telha.

Cascata do Pincho

Cascata do Pincho - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)

Junta de Freguesia de Amonde

Junta de Freguesia de Amonde - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Amonde é uma das localidades mais antigas do concelho, em que a primeira referência mostra uma antiguidade anterior ao século X, então chamada de Onomondi. Amonde está inscrita numa das principais rotas medievais que ainda se conservam até agora, o Caminho de Santiago de Compostela.

Cascata e Lagoa Janela do Céu

Cascata e Lagoa Janela do Céu - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)

Moínho Bouça-Mé

Moínho Bouça-Mé - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Os moinhos de Bouça-Mé estão situados num local bem refrescante, rodeado de natureza, correspondendo a azenhas movidas pela força da água do rio. Sendo utilizados no século XIX, foram abandonados mas recuperados recentemente.

gif