A capela está situada face à Estrada Nacional 13, que correspondia nesse tempo à Estrada Real.
Das informações históricas, só se sabe que o templo pertence à Irmandade com o mesmo nome, e que corresponde ao século XVIII, mais concretamente ao ano de 1723.
Situada numa esquina, sendo a razão da existência do pequeno murete que circunda o adro do templo, este, com a fachada principal orientada para poente, apresenta uma planta retangular de uma só nave.
Uma construção de que ainda hoje se pode observar, de pedra granítica e sem reboco, o que permite identificar algumas pedras sigladas e uma inscrição em carateres góticos.
A fachada é simples com remate em empena truncada pela sineira sem sino, limitando-se apenas ao rasgo da porta em arco quebrado. A fachada norte é aberta apenas por uma porta de moldura reta.
À frente da capela podemos observar um maravilhoso cruzeiro, típico da região. Eleva-se em dois degraus quadrados que apoiam um soco retangular, servindo de base a um fuste canelado. Neste apoia-se uma base coríntia, com elevação da cruz com realce da imagem de Jesus Cristo.
Este ponto está situado na localidade Afife, na freguesia Afife.
(Distância: 889 m W)
A praia de Arda e a de Afife são as duas praias pertencentes a Afife, uma praia com um areal bastante bom para uma grande quantidade de gente na época alta, estendendo-se por cerca de mil e duzentos metros. É uma praia favorável para os surfistas e de outros desportos aquáticos.
(Distância: 1 km N)
Uma localidade situada entre os montes e o mar, com uma presença humana desde os tempos mais antigos com testemunhos de monumentos arqueológicos, como castros, e abundantes materiais líticos.
(Distância: 1 km N)
Esta freguesia, e consequentemente o seu templo, era total ou parcialmente Padroado Real, pertencente ao rei D. Afonso III que deu metade, em conjunto com a Igreja de Santa Maria de Sá, Ponte de Lima, à Sé de Tui, em troca da Igreja de Santa Maria da Areosa. Em 1977 começa a pertencer à Diocese de Viana do Castelo.
(Distância: 1 km N)
Localizado junto da capela e no monte com o mesmo nome, é um povoado que remonta à Idade do Ferro mas muito destruído pelo tempo e pelas diversas obras ocorridas neste local. Existe neste momento pouco mais de uma parte de uma casa circular.
(Distância: 1 km N)
Situada numa pequena colina na planície do rio de Afife, a Capela de Santo António é datada do século XVII, com reconstrução em 1942. Com o mesmo nome da colina, a entrada é antecedida por uma escadaria e destaca-se a sineira.
(Distância: 1 km E)
Situado num lugar um pouco sombrio, este Mosteiro Masculino Beneditino remonta à data de 564, sendo o seu responsável S. Martinho de Dume.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km SW)
Este fortim foi edificado durante as Guerras da Restauração para reforçar as outras fortificações já existentes e a defesa da orla marítima, dando apoio defensivo aos Fortes da Areosa e do Cão.
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km SW)
De arquitetura civil, o farol apresenta uma planta em U cuja entrada está virada a norte e a torre ao centro. O edifício é em cantaria e cunhais em cantaria fendida, terminadas num duplo friso.