Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro
Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro
O nome de Barroselas e a sua freguesia como território são muito recentes, do século XX, mas Barroselas remonta para um período anterior à Nacionalidade. Carvoeiro tem figuras rupestres e um povoado da era do ferro, sinais do tempo pré-histórico.

Barroselas

Junta de Freguesia de Barroselas

O nome de Barroselas e a sua freguesia como território são muito recentes, no quadro do século XX. No entanto a antiguidade de Barroselas remonta para um período anterior à Nacionalidade, que naquele tempo se denominava de Capareiros, que inclusivamente contribui para o nome da Igreja.

Estava-se em 1115, ano em que a localidade teve a sua primeira referência documental, em que Capareiros já era Couto dos Arcebispos de Braga devido em parte à existência de um Mosteiro de Frades Benditinos.

Pouco antes da Nacionalidade, mais concretamnete em 1134, foi formado o Couto para Capareiros, por D. Afonso Henriques, tornando-se assim num dos coutos mais notáveis para a Sé de Braga. Assim se manteve Capareiros até à sua extinção como couto em 1836, sendo esta a única freguesia que foi incorporada no concelho de Viana do Castelo.

A existência de Barroselas era como lugar e só em 1971 foi designada oficialmente freguesia. Entretanto, com o aumento demográfico, Barroselas foi elevada a Vila, mantendo-se assim até agora.

Coordenadas GPS: N 41 38.837' W 008 42.137'

Carvoeiro

Junta de Freguesia de Carvoeiro

Situada quase na fronteira do concelho de Viana do Castelo com o de Ponte de Lima e Barcelos, é condicionalmente favorável a uma antiguidade de relevo, devido às figuras rupestres e ao povoado da era do ferro.

Somente as provas documentais aparecem muito mais tarde, na Época Medieval, e independentemente das provas pré-históricas, a freguesia do Carvoeiro é privilegiada com a existência de um Mosteiro Beneditino. Este remete a sua fundação para o ano de 885, muito anterior à Nacionalidade. Só em 1120 aparece a primeira referência conhecida à localidade de Carvoeiro.

Coordenadas GPS: N 41 39.011' W 008 39.737'

União das Freguesias

Em 2013, com a reorganização das freguesias, Barroselas juntou-se com Carvoeiro criando-se então a União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, com sede em Barroselas e delegação em Carvoeiro.

Localização

Este ponto está situado na localidade Barroselas, na freguesia Barroselas e Carvoeiro.

Coordenadas GPS: N 41 38.837' W 008 42.137'  (41.64728, -8.70228)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 158 m E)
Situada no centro de Barroselas, a Capela de São Sebastião tem a sua edificação no ano de 1582, sendo por isso considerada como a mais antiga da localidade. Destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por um janelão, ambos em arco abatido.

Igreja Paroquial de Barroselas

Igreja Paroquial de Barroselas - Visitar Portugal

(Distância: 421 m E)
A Igreja Paroquial de Barroselas, conhecida por São Pedro de Capareiros, já constava em 1320 na lista da atribuição das taxas e em 1528 enquadrava-se na Terra de Aguiar de Neiva. Finalmente entra para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.

Junta Freguesia de Mujães

Junta Freguesia de Mujães - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Mujães, no Latim, era denominada de Mugianis com derivação da palavra Mundilanis, na expressão germânica "Mundila + anis", que tem um sentido de que é uma Vila de Mundila. Aqui existe o lugar do Paço, entendendo-se de que se tratava de um Palácio ocupado por um Senhor da Vila, onde também deve ter existido uma vila rústica romana.

Capela de Nossa Senhora das Neves

Capela de Nossa Senhora das Neves - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
A Capela de Nossa Senhoras das Neves situa-se no limite da Vila de Neves e no limite sul da vizinha freguesia de Mujães, embora ainda na zona urbana de Vila de Punhe. Destaca-se a fachada com a torre sineira sobre a porta principal encimada por um janelão de moldura reta com um varadim de guarda de ferro.

Mesa dos Três Abades

Mesa dos Três Abades - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
No início do século XVII, por iniciativa de três Abades, párocos de Punhe, Mujães e Barroselas, para assinalar o fim das discórdias em relação aos limites das freguesias, reuniam-se nesta mesa, cada um sentado no lado da respetiva freguesia, tradição que atualmente ainda se mantém.

Igreja de Nossa Senhora de Expectação

Igreja de Nossa Senhora de Expectação - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
A Igreja Paroquial de Mujães pertence, segundo indicações documentais, ao século XVIII, no entanto as primeiras referências paroquiais surgem em 1220. Nas Inquirições de D. Afonso II Mujães enquadra-se na Terra de Neiva com a designação de Sancta Maria Muzaes.

Cruzeiro do Senhor da Saúde

Cruzeiro do Senhor da Saúde - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Este Cruzeiro é uma homenagem aos duzentos anos em que, com uma edificação do ano de 1817, viria a relacionar-se com as Invasões Francesas. A honra dos locatários da Vila de Punhe permitiu uma cobertura com um gradeamento à volta.

Largo da Senhora das Neves

Largo da Senhora das Neves - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
De nome Largo da Senhora das Neves, é o largo principal da Vila de Punhe, onde se concentram a Capela da Senhora das Neves, o Cruzeiro do Senhor da Saúde, a Mesa dos Três Abades, o comércio, a restauração, o ponto de encontro, sendo por isso este Largo o verdadeiro Rossio ou centro.

Junta de Freguesia de Vila de Punhe

Junta de Freguesia de Vila de Punhe - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Vila de Punhe tem uma antiguidade que remonta à Idade de Bronze que se compreende entre os 1000 e 450 anos a.C., segundo vestígios arqueológicos. Inicia a época Medieval e a Villa de Punia é referenciada documentalmente pela primeira vez no século XIII.

Igreja Paroquial de Portela Susã

Igreja Paroquial de Portela Susã - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
A Igreja do Divino Salvador é referida apenas no século XVIII, tendo a localidade a sua primeira referência em 1129. Destaca-se nesta igreja a grande torre sineira e a fachada aberta pela porta encimada por um janelão, ambos de moldura retangular, e um nicho com o padroeiro.

gif