Capela das Almas
Este templo tem a sua origem no século XIII, funcionando como Igreja Matriz de Viana do Castelo até ao ano de 1483, ano em que perdeu o título de Matriz para a Sé Catedral, depois de terem muralhado a Vila.
Capela das Almas
Capela das Almas
Capela das Almas
Fachada lateral
e posterior

Atualmente é conhecida como Capela das Almas, em tempos remotos Igreja de São Salvador das Almas ou simplesmente Igreja das Almas.

Apesar da alteração da Igreja Matriz para a Sé, o cemitério manteve-se aqui até ao ano de 1840, no que hoje é conhecido como o adro, e por esta razão a capela têm o nome de Almas.

Em 1719 sofreu obras de reedificação e aumento, transformando o templo românico num templo barroco setecentista, mantendo a traça até agora.

Entretanto, as recentes obras de recuperação deste templo, e em virtude de escavações arqueológicas ali realizadas no interior, permitiram pôr a descoberto uma estrutura românica e os alicerces de um edifício que possibilitaram concluir que a Igreja é ainda mais antiga, remontando ao século IX.

Descrição

De planta longitudinal, de uma única nave retangular, tem a fachada delimitada por pilastras encimadas por pináculos.

O rasgo do portal é em verga reta, sobrepujado de frontão de aletas com a flor-de-lis ao centro. Está encimado por uma janela e ladeado por outras duas que têm por cima dois pequenos painéis de azulejos de Nossa Senhora da Guia e do Cristo Crucificado.

A esta capela está adossada a torre sineira de dupla arcaria.

Rota do Românico ao Gótico

Este monumento está inserido na Rota do Românico ao Gótico, do Portal de Ponte da Barca, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Viana do Castelo
ou neste concelho Viana do Castelo
Outras localidades deste concelho Viana do Castelo

Localização

Coordenadas GPS: N 41 41.661' W 008 49.530'  (41.69435, -8.82550)

Temas / Tags

Viana do Castelo, publicado em por