Igreja Paroquial
Fachada frontal
Igreja Paroquial
Fachada posterior

Pertencente às Terras de Geraz do Lima e tendo sido esta região habitada por povos castrenses e posterior romanização, a Igreja Paroquial de Santa Maria poderá ter uma história semelhante à de sua vizinha Santa Leocádia. Na ampliação e restauro desta foram detetados elementos que fazem remontar a igreja ao ano de 1173, com o aparecimento de duas epígrafes medievais.

Tal como a sua vizinha, também sofreu uma reedificação, cuja anterioridade Alta Média nos é indicada com documentação de vários fragmentos de janelas geminadas, rematadas por arcos abatidos ou em ferradura, que poderão corresponder à primitiva igreja pré-românica.

Sarcófago Medieval em Estola
Sarcófago
Sarcófago Medieval
Sarcófago

Na sequência destes achados, o setor de arqueologia da Câmara Municipal de Viana de Castelo iniciou escavações que permitiram a descoberta de valiosos e numerosos espólios. Foram encontradas sepulturas com diversas fases sucessivas, indicando-nos que se estendem desde o século VI até aos finais da Idade Média, entre os quais se destaca um sarcófago em granito com a tampa decorada em "estola". É este que se encontra na parte lateral da Igreja Paroquial de Santa Maria.

Na verdade é um templo de caraterísticas simples com fachada de frontão contracurvado, encimado por pilastras, rematada por uma cruz tímida. Esta é rasgada por uma porta principal em arco abatido, encimada por uma janela também de arco abatido. Na parte central do frontão está um nicho com a imagem de Santa Maria, a Padroeira da terra. Adossada a esta, à esquerda e num plano mais recuado, está a torre sineira com a abertura a poder ver-se as escadas de caracol até atingir o sino.

Coordenadas GPS: N 41 42.214' W 008 40.254'  (41.70357, -8.67090)

Temas / Tags

Geraz do Lima, publicado em por