Palacete Barbosa Maciel, Museu Municipal
Palacete dos
Barbosa Maciel

Edificada em 1724, só seis anos depois o Palacete entrou na Família Barbosa Maciel através da compra deste imóvel, na qual permaneceu até 1922. Está situado no limite da parte histórica de Viana, na Praça de S. Domingos.

Este edifício tem a sua porta principal para esta praça sob uma planta retangular transversal.

Esta casa senhorial urbana está dividida em dois pisos e três panos por cunhais em cantaria. O pano central é rasgado pela porta central de verga reta por arquitrave e sobrepujado pela sacada em guarda de ferro, limitando duas varandas em verga reta com um frontão triangular. Entre as janelas apresenta-se o Brasão de Armas da Família Barbosa Maciel. A porta está ladeada por duas pequenas janelas.

Nos panos laterais apresentam-se duas janelas em cada lado, também de verga reta, sobrepujadas por duas sacadas em guarda de ferro abrangendo também duas janelas de cada lado, em verga reta, finalizando com um gradeamento em pedra.

Depois de adquirido em 1922, pela Câmara Municipal, em que esta transformou o edifício no Museu Municipal, também está classificado com Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 41.497' W 008 49.995'  (41.69162, -8.83325)

Temas / Tags

Viana do Castelo, publicado em por