Igreja de São Mamede
Igreja de São Mamede
A história da Igreja Paroquial de Deocriste começa em 1220 com as Inquirições Paroquiais de D. Afonso II, em que a igreja era citada com a designação de Santo Mamede, sendo já São Mamede de Deocriste nas inquirições de D. Dinis. Pertence à Diocese de Viana do Castelo a partir de 1977.

História

Igreja de São Mamede

A pequena história da Igreja Paroquial de Deocriste começa no ano de 1220 com as Inquirições Paroquiais de D. Afonso II, em que a igreja era citada com a designação de Santo Mamede.

As Inquirições continuam a confirmar que a Igreja de Santo Mamede, desta vez a funcionar como paroquial, figurava então no julgado de Aguiar. Aconteceu no ano de 1258 no reinado de D. Afonso III.

Nas seguintes Inquirições do final deste século, desta vez com o rei D. Dinis, a então freguesia denominava-se de São Mamede de Deocriste e pertencia ao julgado de Barcelos. No mesmo reinado efetuou-se a lista das igrejas taxadas, na qual a paroquial de Deocriste estava incluída, e em que a localidade já pertencia à Terra de Aguiar de Neiva.

Séculos mais tarde Américo Costa confirma que São Mamede de Deocriste se apresenta como vigararia de apresentação da Colegiada de Barcelos. É a esta comarca e concelho a que, em 1839, pertenceu em termos administrativos, passando treze anos depois para a Comarca de Viana do Castelo. Manteve-se assim até 1977, ano em que começou a pertencer à Diocese de Viana do Castelo.

Descrição

Igreja de São Mamede
Igreja de São Mamede

Desenvolve-se na longitudinal com a fachada principal orientada para poente, com base numa planta retangular constituída por duas naves, uma central e outra lateral esquerda, e capela-mor, todas retangulares. Adossada a esta, na fachada norte está a sacristia.

Na fachada sul e no mesmo plano da principal, está a torre sineira quadrada de três pisos separados por frisos.

Igreja de São Mamede - Relógio de Sol

A fachada principal é em empena triangular, com o rasgo do portal principal em verga reta encimado por um frontão interrompido de aletas e por uma janela lobulada. À direita em cima, junto à empena, localiza-se o relógio de sol.

Localização

Este ponto está situado na localidade Outeiro, Deocriste, na freguesia Subportela, Deocriste e Portela Susã.

Coordenadas GPS: N 41 41.334' W 008 42.336'  (41.68890, -8.70560)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Deocriste

Junta de Freguesia de Deocriste - Visitar Portugal

(Distância: 94 m E)
A história da localidade de Deocriste mistura-se com o historial da sua Igreja Paroquial. As Inquirições Paroquiais são as provas documentais da Idade Média como primeiras referências, remontando estas provas ao século XIII, neste caso ao ano de 1220.

Capela da Senhora do Crasto

Capela da Senhora do Crasto - Visitar Portugal

(Distância: 975 m E)
Situada no monte com o mesmo nome, uma edificação do século XVI, servia de ponto de referência para os navios que procuravam o porto de Viana do Castelo. Destaca-se a torre sineira sobre a fachada principal, o jardim e o cruzeiro situados em frente da capela.

Cruzeiro Paroquial de Subportela

Cruzeiro Paroquial de Subportela - Visitar Portugal

(Distância: 994 m SW)
Este Cruzeiro Paroquial de Subportela foge um pouco à habitual simplicidade, o que o torna mais admirável com as suas duas faces do crucifixo, em que de um lado é a imagem de Jesus Crucificado e no inverso a imagem de São Pedro, sobre um fuste canelado.

Igreja Paroquial de Subportela

Igreja Paroquial de Subportela - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SW)
Dedicada a São Pedro, a sua construção corresponde aos séculos XII e XIII. Sendo do românico, contém vestígios do românico, como do gótico, do barroco e do renascentista, dadas as campanhas de obras que teve ao longo dos séculos, principalmente no início do século XX.

Capela de São João de Subportela

Capela de São João de Subportela - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Inserida num ambiente rural e no topo de um pequeno morro, a Capela de São João tem acesso por uma grande escadaria de quatro troços. A fachada é antecedida por um alpendre sobre colunas, onde se destaca o púlpito junto da entrada para missas campais.

Junta de Freguesia de Deão

Junta de Freguesia de Deão - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Sem outras referências históricas, a primeira referência documental desta freguesia surge no ano de 1164, com D. João Peculiar a ceder a Pedro Gonçalves. Com a reorganização administrativa de 2013, a freguesia de Deão ficou agregada às freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira).

Coreto de Portela Susã

Coreto de Portela Susã - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
Um coreto situado como habitual no largo da igreja, de planta octogonal, é constituído por uma base de cimento onde se elevam oito colunas finas de ferro com guarda igualmente de ferro, que dão o apoio à cobertura em cone.

Junta de Freguesia de Portela Susã

Junta de Freguesia de Portela Susã - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
A Freguesia de Portela Susã tem origem no século XIX, enquanto a localidade remonta aos séculos XII e XIII, como São Salvador de Portela Susã, como vigararia de apresentação ao Mosteiro Beneditino de Santa Maria do Carvoeiro, a cujo couto outrora pertenceu.

Igreja Paroquial de Portela Susã

Igreja Paroquial de Portela Susã - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
A Igreja do Divino Salvador é referida apenas no século XVIII, tendo a localidade a sua primeira referência em 1129. Destaca-se nesta igreja a grande torre sineira e a fachada aberta pela porta encimada por um janelão, ambos de moldura retangular, e um nicho com o padroeiro.

Igreja Paroquial de Deão

Igreja Paroquial de Deão - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
A Igreja Paroquial de Deão tem a sua primeira referência conhecida num documento de 1164, em 1220 havia a referência da paróquia de Daiam. Em 1977 a igreja entrou definitivamente para a Diocese de Viana do Castelo.

gif