Igreja Paroquial de Subportela
Igreja Paroquial de Subportela
Dedicada a São Pedro, a sua construção corresponde aos séculos XII e XIII. Sendo do românico, contém vestígios do românico, como do gótico, do barroco e do renascentista, dadas as campanhas de obras que teve ao longo dos séculos, principalmente no início do século XX.

História

Igreja de São Pedro

Com o nome do Santo que abriu as portas do Céu, o São Pedro torna-se assim no Orago da Igreja Paroquial de Subportela. É-lhe atribuída uma cronologia correspondente aos séculos XII e XIII.

A confirmar por provas documentais de que a Igreja de São Pedro teve o seu início naquele período, o que corresponde ao românico, chega-nos não só os vestígios do românico, como do gótico, do barroco e do renascentista.

Uma igreja com tantos estilos é sinónimo de que no decorrer dos séculos foi alvo de várias campanhas de obras, sendo que as três maiores se realizaram no século XVI, no século XIX, entre os anos de 1816 e 1869, e uma terceira a realizar-se no início do século XX, mais concretamente em 1909.

Foi nesta última campanha que a Igreja de São Pedro foi modificada para o atual, segundo testemunhos de que o templo era mais pequeno e mais baixo, sinal de que ainda se mantinha a originalidade, atribuída ao românico.

Descrição

Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro

Situada na Rua da Igreja, esta está orientada no sentido oeste/leste.

Apresenta uma planta retangular formada por nave e capela-mor retangulares. Adossada a esta na fachada norte, um anexo, capela e sacristia. Neste mesmo lado e num plano recuado em relação à fachada, a torre sineira.

A fachada principal é em cornija encimada por tabelas quadrangulares, primeiro para um janelão de vitral e depois para um nicho com a imagem de São Pedro ladeada por aletas. É encimada por um frontão de aletas interrompido por cruz latina e ladeada por pináculos.

A fachada divide-se por panos delimitadas por pilastras, sendo o pano central formado pelos rasgos do portal principal em verga de arco abatido encimado por um janelão em arco abatido.

Localização

Este ponto está situado na localidade Subportela, na freguesia Subportela, Deocriste e Portela Susã.

Coordenadas GPS: N 41 41.037' W 008 42.945'  (41.68395, -8.71575)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Cruzeiro Paroquial de Subportela

Cruzeiro Paroquial de Subportela - Visitar Portugal

(Distância: 65 m N)
Este Cruzeiro Paroquial de Subportela foge um pouco à habitual simplicidade, o que o torna mais admirável com as suas duas faces do crucifixo, em que de um lado é a imagem de Jesus Crucificado e no inverso a imagem de São Pedro, sobre um fuste canelado.

Igreja de São Mamede

Igreja de São Mamede - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
A história da Igreja Paroquial de Deocriste começa em 1220 com as Inquirições Paroquiais de D. Afonso II, em que a igreja era citada com a designação de Santo Mamede, sendo já São Mamede de Deocriste nas inquirições de D. Dinis. Pertence à Diocese de Viana do Castelo a partir de 1977.

Junta de Freguesia de Deocriste

Junta de Freguesia de Deocriste - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
A história da localidade de Deocriste mistura-se com o historial da sua Igreja Paroquial. As Inquirições Paroquiais são as provas documentais da Idade Média como primeiras referências, remontando estas provas ao século XIII, neste caso ao ano de 1220.

Capela de São João de Subportela

Capela de São João de Subportela - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Inserida num ambiente rural e no topo de um pequeno morro, a Capela de São João tem acesso por uma grande escadaria de quatro troços. A fachada é antecedida por um alpendre sobre colunas, onde se destaca o púlpito junto da entrada para missas campais.

Igreja de São Miguel

Igreja de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
A freguesia já existia no século XII, sob a então designação de Villa Franca, pertencendo ao território bracarense, mas só nas Inquirições de 1320, ainda no reinado de D. Dinis, a Igreja de São Miguel é citada devido a taxa a pagar. Começa a pertencer à Diocese de Viana do Castelo desde 3 de Novembro de 1977.

Cruzeiro Paroquial de Vila Franca

Cruzeiro Paroquial de Vila Franca - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Um Cruzeiro Paroquial com uma base quadrada em três degraus onde de ergue um soco retangular com as faces trabalhadas, que serve de base para o fuste. Este possui uma imagem na parte inferior, com remate da imagem de Jesus Cristo Crucificado, no topo.

Capela da Senhora do Crasto

Capela da Senhora do Crasto - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
Situada no monte com o mesmo nome, uma edificação do século XVI, servia de ponto de referência para os navios que procuravam o porto de Viana do Castelo. Destaca-se a torre sineira sobre a fachada principal, o jardim e o cruzeiro situados em frente da capela.

Coreto de Portela Susã

Coreto de Portela Susã - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Um coreto situado como habitual no largo da igreja, de planta octogonal, é constituído por uma base de cimento onde se elevam oito colunas finas de ferro com guarda igualmente de ferro, que dão o apoio à cobertura em cone.

Igreja Paroquial de Portela Susã

Igreja Paroquial de Portela Susã - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
A Igreja do Divino Salvador é referida apenas no século XVIII, tendo a localidade a sua primeira referência em 1129. Destaca-se nesta igreja a grande torre sineira e a fachada aberta pela porta encimada por um janelão, ambos de moldura retangular, e um nicho com o padroeiro.

Junta de Freguesia de Portela Susã

Junta de Freguesia de Portela Susã - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
A Freguesia de Portela Susã tem origem no século XIX, enquanto a localidade remonta aos séculos XII e XIII, como São Salvador de Portela Susã, como vigararia de apresentação ao Mosteiro Beneditino de Santa Maria do Carvoeiro, a cujo couto outrora pertenceu.

gif