Santuário da Senhora da Cabeça
Santuário da Senhora da Cabeça
No lugar de Grovas, num pequeno monte, situa-se a Capela da Senhora da Cabeça, um local de peregrinações e romarias. Uma edificação do início do século XVIII, uma construção maneirista, é antecedida por uma grande escadaria que contém, a meio, um cruzeiro.

Origem

Capela da Senhora da Cabeça
Capela da Senhora da Cabeça

No lugar de Grovas, num pequeno monte, situa-se a Capela da Senhora da Cabeça, um lugar rural e isolado rodeado de um significativo outeiro e na periferia de Freixieiro de Soutelo.

Desconhecendo qualquer intenção da sua existência, que não seja pela fé ou promessa de alguém, a Capela da Senhora da Cabeça é a origem de multidões em peregrinações e romarias.

É uma edificação do início do século XVIII, com o ano de 1701 inscrito na verga da porta principal e o de 1703 na cartela sobre o arco triunfal, informando quando a Capela foi erigida. Entretanto no decorrer do século XX sofreu campanhas de melhoramentos como a construção da escadaria, obras de manutenção e melhoramento da capela e de todo o espaço livre, inclusivamente a construção dos anexos à sua volta, transformando-se assim num pequeno Santuário.

Descrição

Capela da Senhora da Cabeça
Capela da Senhora da Cabeça

Capela maneirista, desenvolve-se na longitudinal com uma planta retangular composta por nave única e capela-mor, e sacristia retangular adossada em eixo. As fachadas laterais estão rebocadas e pintadas com pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por pináculos.

A fachada principal terminada em empena, e é rasgada pelo portal de verga reta encimado por uma cornija e um nicho com uma imagem do Orago. É ladeado por duas janelas retangulares.

Antecede-lhe um alpendre sustentado por dez colunas toscanas, assentes no muro, incorporando um banco interior corrido, com aberturas laterais e axial.

Capela da Senhora da Cabeça

O acesso a todo o espaço da capela é feito por um escadório de seis lanços com seis degraus, delimitado por um muro em alvenaria de granito, com patamares pavimentado à calçada portuguesa.

A meio da escadaria ergue-se um cruzeiro com fuste cilíndrico sobre uma base de secção quadrada e sobreposto da cruz latina.

Localização

Este ponto está situado na localidade Grovas, na freguesia Freixieiro de Soutelo.

Coordenadas GPS: N 41 47.543' W 008 48.349'  (41.79238, -8.80582)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo

Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
A freguesia mais a norte do concelho, em pleno Vale de Âncora, gozando por isso de terras bastantes produtivas e de grande beleza natural. A história de Freixieiro de Soutelo surge pelas Inquirições Paroquiais com as suas primeiras referências em 1258, em que a localidade era conhecida como Freixeiro.

Igreja de São Martinho

Igreja de São Martinho - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Com uma cronologia do início do século XVIII, mais concretamente do ano de 1717, a Igreja de São Martinho teve as suas primeiras referências em 1258, nas Inquirições de D. Afonso III, com a designação de Freixeiro. Em 1320 denominava-se de Sancti Martini de Ficheeiro.

Ponte de Saím

Ponte de Saím - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
A Ponte de Saím, um sinal da ocupação romana, faz a ligação entre o Vale de Âncora e a Serra de Arga, e liga dois concelhos, por parte de Viana do Castelo para a localidade de Freixieiro de Soutelo, e para Orbacém do concelho de Caminha.

Capela de Nossa Senhora de Guadalupe

Capela de Nossa Senhora de Guadalupe - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Esta capela está localizada num meio rural e isolada, sendo a única referência à capela as festas à Senhora com o mesmo nome que se realizam no terceiro Domingo após a Páscoa. A fachada termina no arco da sineira, muito decorado.

Junta de Freguesia de Riba de Âncora

Junta de Freguesia de Riba de Âncora - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, confirmou em 1125 a doação feita no século VI à Sé de Tui, pelo Rei Suevo Teodomiro, de algumas igrejas da zona entre os rios Lima e Minho. Finalmente no século XIX Riba de Âncora passa para Caminha.

Sepultura Antropomórfica

Sepultura Antropomórfica - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Este túmulo antropomórfico é o testemunho de que Riba de Âncora foi palco de uma remota ocupação Pré-histórica na região. Este encontra-se no seu devido lugar, no jardim junto à Igreja Matriz de Riba de Âncora.

Igreja Paroquial de Riba de Âncora

Igreja Paroquial de Riba de Âncora - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
A história da Igreja Paroquial de Riba de Âncora, com a denominação de Santa Maria a quem é dedicada, começa no ano de 1125, tendo havido diversas transferências da freguesia entre Tui, Palência e São Romão de Neiva.

Capela do Espirito Santo

Capela do Espirito Santo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)

Capela do Senhor dos Aflitos

Capela do Senhor dos Aflitos - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
Uma capela perdida no tempo e no espaço, de que não há qualquer informação, uma capela bonita e interessante. Ao contrário do habitual, as paredes exteriores da capela são totalmente revestidas de pedra.

Junta de Freguesia de Orbacém

Junta de Freguesia de Orbacém - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NE)
Erbacazaim, assim conhecida nos documentos do século X, a sua origem terá sido numa Villa romana, denominada de Arvezani, região muito desejava pela existência de minérios. Em 1878 Orbacém passou para a comarca de Caminha.

gif