Igreja N Sr Agonia
Igreja
Igreja N Sr Agonia
Torre Sineira
Igreja N Sr Agonia
Fachada posterior

Esta igreja é o resultado da reconstrução de uma antiga capela terminal de uma Via Sacra. Este templo religioso data dos meados do século XVIII, sob o signo do final do barroco. É possível também detetar algumas influências do barroco brasileiro, como retábulos dos altares decorados em talha gorda e no portal a chamada asa de morcego.

Descrição

Situada no Campo da Agonia, a igreja é antecedida por uma escadaria de granito, apresentando uma planta retangular formada por nave e capela-mor de fachada em frontão contracurvado.

É rasgada pela porta em verga reta encimada por uma arquitrave e sobrepujada por asa de morcego. Estão encimadas por uma janela ovalada com uma moldura que liga a um nicho que alberga a imagem da Padroeira, Nossa Senhora da Agonia, finalizando com as armas de Portugal.

Este templo religioso está ligado à vida dos marinheiros e, com a devoção destes e a "Agonia" das mulheres que ficavam em terra, tornaram-na como representante da Romaria da Nossa Senhora de Agonia. Esta é conhecida como as Festas da Agonia, representando a cidade com o seu Feriado Municipal.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 41.564' W 008 50.277'  (41.69273, -8.83795)

Temas / Tags

Viana do Castelo, publicado em por