Igreja de São Lourenço da Montaria
Igreja de São Lourenço da Montaria
Num período anterior ao século XIII a freguesia já tinha mudado de nome e a igreja foi mudada para um lugar chamado de Portuadeira, tomando o nome de Bretenadelos. No século XIV a igreja muda para um lugar chamado da Louza, já com a nova denominação de São Lourenço da Montaria. Em 1714 muda novamente, para o local atual.

História

Igreja de São Lourenço

O mais interessante nesta pequena localidade e da Serra da Arga, Montaria teve a Igreja Paroquial de São Lourenço da Montaria, ou simplesmente Igreja de São Lourenço da Montaria, a ser mudada de lugar três vezes, com outras tantas denominações.

Foi em 1714 o ano em que a dita Igreja de São Lourenço tomou a atual posição. A confirmar estão as Inquirições Paroquiais, que também confirmam que em 1258, no reinado de D. Afonso III, já figurava nas listas das igrejas, sob a designação de ecclesia de Bretenadelos.

Igreja de São Lourenço

No entanto a antiguidade remonta a um período anterior ao século XIII, uma vez que a freguesia já tinha mudado de nome e que igualmente o templo religioso foi mudado para um lugar chamado de Portuadeira, tomando o nome de Bretenadelos, a proveniência da nova denominação da freguesia.

Em meados do século XIV a igreja muda novamente para um lugar chamado da Louza já com a nova denominação de São Lourenço da Montaria. Entretanto, no século XVI, a Igreja de São Lourenço já tinha atribuída uma taxa.

Dá-se o ano da última mudança, e fica como descrita como abadia da apresentação da Mitra. Durante o século XIX em termos administrativos pertence à Comarca de Ponte de Lima, para mais tarde passar para a de Viana do Castelo e já no século XX começa a pertencer à Diocese de Viana do Castelo.

Descrição

Igreja de São Lourenço

Desenvolvida longitudinalmente, tem uma planta retangular constituída por nave e capela-mor mais pequena e estreita. Adossada a esta nas fachadas norte e sul,as sacristias. A torre sineira está adossada no lado sul e num plano mais recuado em relação à fachada.

A fachada principal é em frontão triangular, sendo delimitada por pilastras nos cunhais, com finalização em pináculos. Os rasgos são do portal em verga reta encimado por um lintel ladeado por colunas com remate em pináculos. É encimado por uma janela retangular e esta por um frontão de aletas interrompido. Ao centro do frontão, um nicho com uma imagem do São Lourenço.

Localização

Este ponto está situado na localidade Torre, Montaria, na freguesia Montaria.

Coordenadas GPS: N 41 47.400' W 008 43.749'  (41.79000, -8.72915)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela de Nossa Senhora da Conceição  - Visitar Portugal

(Distância: 99 m N)
Situada no Largo do Souto e a poucas dezenas de metros a norte da Igreja de São Lourenço, da Capela só se conhece o nome de Nossa Senhora da Conceição. Junto da capela existe um cruzeiro com a cruz de Cristo Crucificado.

Largo do Souto

Largo do Souto - Visitar Portugal

(Distância: 117 m N)
Um pequeno largo conhecido de Souto, que ajuda a passar o tempo, o centro cívico de uma população, circundado das instituições mais necessárias da população, como a Junta de Freguesia, banco, restauração, e com a igreja nos limites deste largo.

Junta de Freguesia de Montaria

Junta de Freguesia de Montaria - Visitar Portugal

(Distância: 146 m N)
Situada no coração da Serra de Arga, é uma das maiores freguesias do distrito de Viana do Castelo e a maior do concelho. Com o nome primitivo de São Mamede dos Pedrulhos, mudou mais tarde para São Mamede de Breteandelos, e finalmente para Montaria devido ao nome da igreja.

Cascata e Lagoa Janela do Céu

Cascata e Lagoa Janela do Céu - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)

Cascata do Pincho

Cascata do Pincho - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)

Igreja Paroquial de Vilar de Murteda

Igreja Paroquial de Vilar de Murteda - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
A São Miguel de Vilar de Murteda estava incluída nas Inquirições de 1320, no reinado de D. Dinis, ainda pertencendo ao Bispado de Tui, de que foi desmembrado em 1444 a pedido do rei D. João I perante o Papa. Começou a pertencer em definitivo à Diocese de Viana do Castelo em 1977.

Junta de Freguesia de Vilar de Murteda

Junta de Freguesia de Vilar de Murteda - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
Situada a norte do rio Lima, a toponímia de Vilar de Murteda provém da abundância de um arbusto aromático e espontâneo chamado de "murta". Sem indicação do passado remoto, em 1258 consta como freguesia nas Inquirições Paroquiais de D. Afonso III, então denominada como Ecclesia de Mortedo.

Junta de Freguesia de Amonde

Junta de Freguesia de Amonde - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Amonde é uma das localidades mais antigas do concelho, em que a primeira referência mostra uma antiguidade anterior ao século X, então chamada de Onomondi. Amonde está inscrita numa das principais rotas medievais que ainda se conservam até agora, o Caminho de Santiago de Compostela.

Coreto de Amonde

Coreto de Amonde - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Este coreto está situado mesmo ao lado da Igreja Matriz de Amonde, localização típica para este tipo de construções numa aldeia. De planta hexagonal, é formado por uma base construída em pedra que serve de base a uma guarda de ferro em que se elevam seis colunas de ferro que vão dar apoio à base para a cobertura em telha.

Igreja Paroquial de Amonde

Igreja Paroquial de Amonde - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Igreja dedicada a Santa Maria, é conhecida desde o século X nesta localidade denominada então de Onomondi. A paróquia de Amonde começou a pertencer à Diocese de Viana do Castelo em 1977. De planta retangular, a igreja é formada por nave e capela-mor mais estreita.

gif