Uma cascata do rio Âncora num local paradisíaco que vale a pena visitar. A cascata forma uma lagoa de água límpida e refrescante ideal para os dias mais quentes.
(Foto de Flora Cardoso)
Este ponto está situado na localidade Espantar, na freguesia Montaria.
Para visitar esta cascata é recomendado seguir de carro da aldeia de Amonde pela estrada que inicia em N 41 47.155' W 008 45.352' até ao cruzamento em N 41 47.743' W 008 45.359' e continuar a pé por pouco mais de 300 metros.
(Distância: 1 km W)
Um belo parque de merendas localizado junto da estrada nacional e junto do rio Âncora, com diversas mesas e respetivos bancos de pedra, churrasqueira, equipamentos de ginástica, sanitários e um parque de estacionamento.
(Distância: 1 km W)
Sendo um dos mais importantes e procurados patrimónios de Amonde, a ponte de Tourim atravessa o rio Âncora no caminho com destino a Lanheses e para Santiago de Compostela. É uma edificação romana que sofreu uma campanha de reconstrução na Idade Média, e finalmente uma reforma na Idade Moderna.
(Distância: 1 km S)
Amonde é uma das localidades mais antigas do concelho, em que a primeira referência mostra uma antiguidade anterior ao século X, então chamada de Onomondi. Amonde está inscrita numa das principais rotas medievais que ainda se conservam até agora, o Caminho de Santiago de Compostela.
(Distância: 1 km SW)
Este coreto está situado mesmo ao lado da Igreja Matriz de Amonde, localização típica para este tipo de construções numa aldeia. De planta hexagonal, é formado por uma base construída em pedra que serve de base a uma guarda de ferro em que se elevam seis colunas de ferro que vão dar apoio à base para a cobertura em telha.
(Distância: 1 km SW)
Igreja dedicada a Santa Maria, é conhecida desde o século X nesta localidade denominada então de Onomondi. A paróquia de Amonde começou a pertencer à Diocese de Viana do Castelo em 1977. De planta retangular, a igreja é formada por nave e capela-mor mais estreita.
(Distância: 2 km W)
Uma capela perdida no tempo e no espaço, de que não há qualquer informação, uma capela bonita e interessante. Ao contrário do habitual, as paredes exteriores da capela são totalmente revestidas de pedra.
(Distância: 2 km W)
Erbacazaim, assim conhecida nos documentos do século X, a sua origem terá sido numa Villa romana, denominada de Arvezani, região muito desejava pela existência de minérios. Em 1878 Orbacém passou para a comarca de Caminha.
(Distância: 2 km E)
Situada no Largo do Souto e a poucas dezenas de metros a norte da Igreja de São Lourenço, da Capela só se conhece o nome de Nossa Senhora da Conceição. Junto da capela existe um cruzeiro com a cruz de Cristo Crucificado.