

Chegando à Família dos Távoras por descendência, este edifício dos finais do século XVII é considerado uma das mais belas casas senhoriais da cidade.
Tem uma planta retangular, em que a fachada principal apresenta uma harmonia no seu programa decorativo com as janelas e portas manuelinas, às quais as alterações e os acrescentos posteriores vieram, mais do que preservar, realçar e valorizar.
Descrição
De dois pisos, distribuídos simetricamente num complexo rigoroso, o conjunto apresenta-se em forma de espelho, a partir do centro marcado pelo brasão, em que um dos lados é igual ao outro.
O piso inferior é rasgado por três janelas e duas portas em verga reta, sendo uma delas ladeada por pilastras e com uma moldura, ambas trabalhadas ao estilo manuelino.
No piso superior possui cinco janelas, sendo três com um sacada e guarda de ferro, sendo todas em moldura reta igualmente trabalhadas em estilo manuelino. A fachada termina com merlões.
Classificação
Em 1970 o Palacete foi vendido pela Família Távora à Câmara Municipal, e está classificado desde 1910 como Monumento Nacional.
nesta localidade Viana do Castelo
ou neste concelho Viana do Castelo
Outras localidades deste concelho Viana do Castelo