Casa Abreu TavoraViscondes Carreira
Palácio

Com o crescimento urbano, primeiro desenvolvendo-se para o lado do rio e depois para o lado da montanha sobranceiro à vila, ali começaram a surgir novas ruas. Com estes novos arruamentos surgiu o Palácio dos Viscondes de Carreira, ou dos Távoras, chegando a esta última Família por descendência.

Edifício dos finais do século XVII, é considerada uma das mais belas casas senhoriais da cidade. Tem uma planta retangular, em que a fachada principal apresenta uma harmonia no seu programa decorativo com as janelas e portas manuelinas, às quais as alterações e os acrescentos posteriores vieram, mais do que preservar, realçar e valorizar.

Descrição

De dois pisos, distribuídos simetricamente num complexo rigoroso, o conjunto apresenta-se em forma de espelho, a partir do centro marcado pelo brasão, em que um dos lados é igual ao outro.

O piso inferior é rasgado por três janelas e duas portas em verga reta, sendo uma delas ladeada por pilastras e com uma moldura, ambas trabalhadas ao estilo manuelino. No piso superior possui cinco janelas, sendo três com um sacada e guarda de ferro, sendo todas em moldura reta igualmente trabalhadas em estilo manuelino. A fachada termina com merlões.

Classificação

Em 1970 o Palacete foi vendido pela Família Távora à Câmara Municipal, e está classificado desde 1910 como Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 41.680' W 008 49.779'  (41.69467, -8.82965)

Temas / Tags

Viana do Castelo, publicado em por