Estação dos Caminhos de Ferro de Viana do Castelo
Este belíssimo edifício do século XIX representa a central máxima dos caminhos de ferro e da cidade no Alto Minho. Sendo um ponto de passagem entre Espanha e Porto, esta estação é o ponto de paragem obrigatório.
Temas / Tags
Estação Ferroviária

Entalada entre o centro da cidade e a encosta do Monte Santa Luzia, sendo a Rua dos Combatentes da Grande Guerra que une o centro à estação, este belíssimo edifício do século XIX representa a central máxima dos caminhos de ferro e da cidade no Alto Minho.

Sendo um ponto de passagem entre Espanha e Porto, esta estação é um ponto de paragem obrigatório.

O edificado é construído com materiais do Convento de Frades Crúzios e do granito vindo das pedreiras de Afife.

Descrição

A fachada de linhas finas e oponentes é formada por dois pisos, sendo o térreo constituído por duas janela laterais de verga reta centradas por três portas, igualmente de verga reta. No superior apresentam-se cinco janelas, todas de arco de volta perfeita, sendo as três centrais maiores que as laterais.

Na linha central do edifício termina com uma torre, possuindo para a cidade um relógio.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 41 41.700' W 008 49.875'  (41.69500, -8.83125)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Casa dos Melo Alvim (Viana do Castelo, Viana do Castelo)

(Distância: 69 m S)
Também denominada por Solar de Camarido, está situada próximo da Estação de Caminhos de Ferro, na parte nova da vila de então. Casa quinhentista, dos inícios do século XVI, é considerada o solar mais antigo da cidade.

Casa dos Werneck (Viana do Castelo, Viana do Castelo)

(Distância: 96 m E)
Casa pertencente a uma família oriunda da Baviera, destaca-se por uma planta longa, seguindo uma linha do neogótico. Sem uma certeza quanto à sua edificação, está próxima de 1840 com a sua finalização em 1880.

Palácio dos Viscondes de Carreira (Viana do Castelo, Viana do Castelo)

(Distância: 138 m E)
Com o crescimento urbano, primeiro desenvolvendo-se para o lado do rio e depois para o lado da montanha sobranceiro à vila, ali começaram a surgir novas ruas. Com estes novos arruamentos surgiu o Palácio dos Viscondes de Carreira, ou dos Távoras.

Igreja do Convento de Santa Ana (Viana do Castelo, Viana do Castelo)

(Distância: 147 m E)
A Igreja do Convento de Santa Ana situa-se a norte da cidade, junto da Estação dos Caminhos de Ferro, pertencente à Ordem Feminina das Beneditinas. À semelhança de outros conventos, este também foi mandado construir pela nobreza da cidade.

Casa dos Alpuim (Viana do Castelo, Viana do Castelo)

(Distância: 153 m E)
Seguindo a linha de arquitectura das casas da época, disposta de forma retangular, esta foi edificada na segunda metade do século XVI, extensivo ao início do século XVII.

Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo, Viana do Castelo)

(Distância: 200 m E)
Situado mesmo em frente da Igreja e Convento da Santa Ana, é um edifício do século XIX.

Misericórdia de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Viana do Castelo)

(Distância: 286 m SE)
Situada na Praça da República, a Misericórdia de Viana é formada por um conjunto de três elementos tais como Casa das Varandas, igreja e hospital, sendo um elemento de relevo nesta praça e único de Viana Castelo.

Antigos Paços do Concelho (Viana do Castelo, Viana do Castelo)

(Distância: 302 m SE)
Este edifício dos Antigos Paços do Concelho é um edifício singular, possui uma planta retangular simples de dois pisos rematados com merlões. A fachada principal, no piso inferior, apresenta três arcos quebrados.

Chafariz da Praça da Rainha (Viana do Castelo, Viana do Castelo)

(Distância: 303 m SE)
Em 1553, quando o chafariz existente deixou de ter capacidade de satisfazer as necessidades da população foi corrigida a situação contratando o homem que na altura marcava o seu traço nas fontes da altura, o João Velho.

gif