Este edifício dos Antigos Paços do Concelho é um edifício singular, possui uma planta retangular simples de dois pisos rematados com merlões. A fachada principal, no piso inferior, apresenta três arcos quebrados, sendo o central o menor, encimados por três janelas de sacada.
Com o número 48, esta casa situa-se em frente da Sé ou Igreja Matriz. Não sendo uma casa solarenga, e devido à sua localização, há a possibilidade de ter pertencido a uma família abastada da vila.
Casa Malheiro Reimão ou Casa da Capela das Malheiras, são outras duas denominações pela qual é conhecida, com o seu maior relevo para a capela que está anexada à casa. É considerada como a mais significativa construção barroca da cidade, da arquitetura civil portuguesa do século XVIII.
Seguindo a linha de arquitectura das casas da época, disposta de forma retangular, esta foi edificada na segunda metade do século XVI, extensivo ao início do século XVII.
Com o nome de Casa João Velho, está situada junto à Igreja Matriz na parte lateral, sendo considerada um dos poucos exemplares de arquitetura civil gótica que se mantêm em Portugal, tendo sido edificado numa época de desenvolvimento económico e social da vila.
Também denominada por Solar de Camarido, está situada próximo da Estação de Caminhos de Ferro, na parte nova da vila de então. Casa quinhentista, dos inícios do século XVI, é considerada o solar mais antigo da cidade.
Edifício do século XV, a Casa dos Nichos é uma das mais antigas do centro histórico de Viana do Castelo e a mais emblemática. Ostenta na sua fachada duas esculturas de alto-relevo que representam cenas da Anunciação, do século XV.
Casa pertencente a uma família oriunda da Baviera, também se destaca por uma planta longa, seguindo uma linha do neogótico. Sem uma certeza quanto à sua edificação, está próxima de 1840 com a sua finalização em 1880.
Em 1553, quando o chafariz existente deixou de ter capacidade de satisfazer as necessidades da população foi corrigida a situação contratando o homem que na altura marcava o seu traço nas fontes da altura, o João Velho.