


A partir do século XV, com a expansão do perímetro urbano da vila, houve a necessidade de criar um novo centro comercial e político, passando os Paços do Concelho para o Campo do Forno, atual Praça da República, por ordem do rei D. Manuel I.
Descrição
Os arcos do piso inferior são encimados por três janelas de sacada com guarda de ferro assentes em modilhões, pertencentes ao piso superior.
Sobre as janelas podemos observar igualmente três símbolos heráldicos, sendo o da esquerda a caravela do escudo de Viana, ao centro o escudo de Portugal, com elmo como timbre, moldurado e encimado pela Cruz de Cristo, e finalmente à direita a esfera armilar.
As fachadas laterais apresentam a mesma semelhança da principal, com um arco e uma janela. A fachada traseira apresenta simplesmente duas portas nos dois pisos, sendo a superior em verga reta e acessível por uma escadaria em pedra.
As arcadas do edifício formavam um espaço dedicado ao comércio do pão e farinha, estando esta superfície empedrada e com direito a bancas e bancos. Quanto ao segundo piso, era dedicado a sessões camarárias, e simultaneamente servia de tribunal.
Classificação
Este singular edifício é dos muitos que em 1910 entrou para a classificação de Monumento Nacional.
nesta localidade Viana do Castelo
ou neste concelho Viana do Castelo
Outras localidades deste concelho Viana do Castelo