Antigo Pacos do Concelho
Fachada frontal
Antigo Pacos do Concelho
Fachada posterior

A partir do século XV, com a expansão do perímetro urbano da vila, houve a necessidade de criar um novo centro comercial e político, passando os Paços do Concelho para o Campo do Forno, atual Praça da República, por ordem de D. Manuel I.

Este edifício dos Antigos Paços do Concelho é um edifício singular, possui uma planta retangular simples de dois pisos rematados com merlões. A fachada principal, no piso inferior, apresenta três arcos quebrados, sendo o central o menor, encimados por três janelas de sacada com guarda de ferro assentes em modilhões, pertencentes ao piso superior. Sobre as janelas podemos observar igualmente três símbolos heráldicos, sendo o da esquerda a caravela do escudo de Viana, ao centro o escudo de Portugal, com elmo como timbre, moldurado e encimado pela Cruz de Cristo, e finalmente à direita a esfera armilar. As fachadas laterais apresentam a mesma semelhança da principal, com um arco e uma janela. A fachada traseira apresenta simplesmente duas portas nos dois pisos, sendo a superior em verga reta e acessível por uma escadaria em pedra.

As arcadas do edifício formavam um espaço dedicado ao comércio do pão e farinha, estando esta superfície empedrada e com direito a bancas e bancos. Quanto ao segundo piso, era dedicado a sessões camarárias, e simultaneamente servia de tribunal.

Este singular edifício é dos muitos que em 1910 entrou para a classificação de Monumento Nacional.

Coordenadas GPS: N 41 41.629' W 008 49.679'  (41.69382, -8.82798)

Temas / Tags

Viana do Castelo, publicado em por