Considerada como Igreja Matriz, está situada no centro histórico desta cidade, na construção dentro das muralhas. Do séc. XV, as suas obras iniciaram em 1400, finalizando em 1433.
Sé Catedral
Sé Catedral
Sé Catedral
Lateral
Sé Catedral
Portal
Sé Catedral
Rosácea

Considerada como Igreja Matriz, está situada no centro histórico desta cidade, na Praça da República, nesse tempo dentro das muralhas, retirando à Capela das Almas o tal título, uma vez que esta passou a situar-se fora das muralhas. Do século XV, as suas obras iniciaram em 1400, finalizando em 1433. Sofre do período de transição entre o românico, com a sua estrutura maciça ao gosto da arquitetura românica e a fachada seguindo a linha das velhas catedrais como a de Coimbra e Lisboa, e o gótico, com o conjunto escultórico que envolve o portal.

A fachada é formada por pano central tendo adossadas à direita e esquerda duas torres, sendo a parte central dividida por um friso que separa o portal da abóbada. O portal é em arco quebrado, recortado por três arquivoltas profusamente decoradas, que são suportadas por seis esculturas que representam outros tantos Apóstolos, como S. Pedro, S. Paulo, S. João, S. Bartolomeu, Santiago e Santo André. Tem acesso por uma escadaria de seis degraus. Está encimada por uma abóbada .

Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 41.595' W 008 49.642'  (41.69325, -8.82737)

Temas / Tags

Viana do Castelo, publicado em por