Edificada no século XVIII pelo Conde de Bobadela José António Freire de Andrade, Governador de Armas da província de Minho, está considerada, paralelamente com o Templo-Monumento de Santa Luzia, o ex-libris da Cidade.
A Viana é simbolizada como o nome indica por uma figura feminina de vestes ondulantes segurando uma caravela, em estilo rococó, que domina todo o conjunto simbolizando a Viana (cidade) na sua vocação marítima. Está rodeada por quatro bustos um em cada esquina, simbolizando os quatros continentes em alusão aos quatros cantos do mundo e à tradição marítima e mercadora dos vianenses.
Este ponto está situado na localidade Viana do Castelo, na freguesia Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.
(Distância: 145 m W)
Com o número 48, esta casa situa-se em frente da Sé ou Igreja Matriz. Não sendo uma casa solarenga, e devido à sua localização, há a possibilidade de ter pertencido a uma família abastada da vila.
(Distância: 147 m NW)
Considerada como Igreja Matriz, está situada no centro histórico desta cidade, na construção dentro das muralhas. Do séc. XV, as suas obras iniciaram em 1400, finalizando em 1433.
(Distância: 152 m NW)
Casa Malheiro Reimão ou Casa da Capela das Malheiras, tem o seu maior relevo para a capela que está anexada à casa. É considerada como a mais significativa construção barroca da cidade, da arquitetura civil portuguesa do século XVIII.
(Distância: 154 m NW)
Com o nome de Casa João Velho, está situada junto à Igreja Matriz na parte lateral, sendo considerada um dos poucos exemplares de arquitetura civil gótica que se mantêm em Portugal.
(Distância: 183 m N)
Este templo tem a sua origem no século XIII, funcionando como Igreja Matriz de Viana do Castelo até ao ano de 1483, ano em que perdeu o título de Matriz para a Sé Catedral, depois de terem muralhado a Vila.
(Distância: 190 m W)
Situado na Rua do Hospital Velho perto da Praça da República este edifício, que inicialmente funcionava como albergue de acolhimento dos peregrinos de Santiago de Compostela, pertence ao início do século XV.
(Distância: 216 m SW)
Edifício do século XV, a Casa dos Nichos é uma das mais antigas do centro histórico de Viana do Castelo e a mais emblemática. Ostenta na sua fachada duas esculturas de alto-relevo que representam cenas da Anunciação, do século XV.
(Distância: 221 m NW)
Em 1553, quando o chafariz existente deixou de ter capacidade de satisfazer as necessidades da população foi corrigida a situação contratando o homem que na altura marcava o seu traço nas fontes da altura, o João Velho.
(Distância: 221 m NW)
A Praça da República está situada no centro histórico e principal da cidade. Teve o nome de Campo do Forno, Praça da Rainha e finalmente Praça da República.