Este ponto está situado na localidade Viana do Castelo, na freguesia Areosa.
(Distância: 591 m SW)
Uma capela situada à beira da estrada, na situação de quase ruína, não há informações que a possa situar no tempo e no espaço. Capela da Parinheira, assim chamada e conhecida localmente, é de pertença de particulares.
(Distância: 701 m E)
A Citânia de Santa Luzia é considerada o exemplar mais notável dos povoados fortificados existentes do noroeste peninsular, pela sua dimensão, planeamento urbanístico e tipologia.
(Distância: 1 km SE)
Um grande monumento num monte alto, assim dá vistas o elemento mais carismático de Viana do Castelo, fazendo do Santuário de Santa Luzia o ex-libris desta cidade.
(Distância: 1 km NW)
Como freguesia de litoral, Areosa, atualmente a pertencer à zona urbana da cidade de Viana do Castelo, devido à sua proximidade, tem o seu período histórico marcado para a Pré-história com o castro de Santa Luzia na evidência, ocupado a seguir pelos romanos e pelos suevos.
(Distância: 1 km NW)
Uma pequena fonte situada ao lado e no mesmo edifício da Junta de Freguesia de Areosa, está inserida na parede do edifício e tem apenas uma pequena bica que verte água para uma pequena bacia.
(Distância: 1 km NW)
Uma sepultura antropomórfica traduzida para arca tumular, um elemento fúnebre de uma cronologia mais adiantada da Idade Média, correspondendo à Baixa, compreendida entre os séculos XII e XV.
(Distância: 1 km NW)
O nome de Santa Maria da Vinha deve-se em parte à transformação ortográfica no decorrer dos tempos, a partir do tempo em que a localidade era Vinea. Há a possibilidade de pertencer a um tempo mais remoto que 1137, ano em que D. Afonso Henriques deu a então Vila da Areosa à Sé de Tui.
(Distância: 1 km NW)
Um cruzeiro situado em frente da Igreja Matriz, tem a particularidade do remate ser uma cruz com Cristo Crucificado, numa imagem muito trabalhada. Tem a inscrição num dos lados da base a data da sua edificação de 1898, em que se eleva o fuste circular e liso.
(Distância: 1 km SW)
Duas praias fazem parte do território da freguesia, a do Norte e a da Vinha, sendo que esta segunda possui o nome da antiguidade. São praias de difícil utilização devido à densidade de rochas ali existentes.
(Distância: 1 km SW)
Foi edificado durante as Guerras da Restauração para defesa da costa Atlântica dos ataques da Armada Espanhola e para o cruzamento de fogo com a Fortaleza de Viana do Castelo.