Capela de Santo Amaro
Capela de Santo Amaro
Capela dedicada a Santo Amaro, isolada, num local elevado e com acesso por uma rampa e num enquadramento rural, não tem mais informações além do nome. Capela de grande simplicidade, apresenta uma planta retangular com a única abertura do portal em verga reta.
Capela de Santo Amaro

Isolada em todo o sentido da palavra, num local elevado e com acesso por uma rampa e num enquadramento rural, somente lhe resta o nome de Santo Amaro. Muito cedo, ainda criança, o Santo Amaro teve contato com o meio religioso quando entrou para a Ordem Beneditina.

Ordem Beneditina com implicações de conhecimento e mais tarde de amigo do seu fundador São Bento, leva a preceito a sua educação religiosa, tornando-se assim num exemplo de silêncio e também de correspondência das exigências da vida monacal.

Vida de austeridade, de ação e de oração, conduziu o Santo Amaro à Santidade, acabando por suceder a São Bento e dando o exemplo de virtude, obediência e abertura a ação do Espírito Santo.

Tal devoção teve o seu significado numa viagem a França, quando se recolheu no convento muito pobre, em que os monges quase nem pão tinham. Derem o último pão que restava ao Santo Amaro e, no dia seguinte, os monges encontraram a dispensa cheia de pão fresco e abundância para mais de um mês. Acredita-se que realmente se deu um milagre.

Capela de Santo Amaro
Capela de Santo Amaro

A capela de grande simplicidade, apresenta uma planta retangular com a única abertura do portal em verga reta. O portal é encimado por um pequeno óculo circular e este por uma cruz. O tímpano termina com a cruz e é ladeado por pináculos piramidais.

Adossada à capela no lado esquerdo, um pequeno anexo respeitante à sacristia.

Localização

Este ponto está situado na localidade Sabariz, na freguesia Mazarefes e Vila Fria.

Localização

Este ponto está situado na localidade Sabariz, na freguesia Mazarefes e Vila Fria.

Coordenadas GPS: N 41 40.354' W 008 45.361'  (41.67257, -8.75602)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja de São Nicolau

Igreja de São Nicolau - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
A atual Igreja Paroquial de Mazarefes, dedicada a São Nicolau, tem a sua origem na primitiva localidade de São Nicolau de Mazarefes. Sendo a população transferida para a parte alta, no decorrer do século XVIII surge a edificação da nova igreja.

Junta da União das Freguesias de Mazarefes e Vila Fria

Junta da União das Freguesias de Mazarefes e Vila Fria - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
A passagem do rio Lima por terras de Mazarefes, de que se situa na margem esquerda desde o ano de 985, veio ter um papel importante e decisivo na vida quotidiana desta localidade. As constantes cheias do rio Lima fizeram com que a população se deslocasse mais para sul e para um ponto mais alto, onde se manteve até agora.

Junta de Freguesia de Vila Franca

Junta de Freguesia de Vila Franca - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
A Freguesia de Vila Franca é ocupada desde a Pré-história, devido à proximidade do rio Lima. Com a romanização estas populações apresentaram-se com um estilo de vida mais sedentária e dependente da agricultura, com este setor a manter-se até agora como um dos principais.

Capela do Solar da Barrosa

Capela do Solar da Barrosa - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
Uma capela edificada na primeira metade do século XVIII, tendo como protagonista o Padre Barbosa e Almeida que promoveu a construção do templo. Mais tarde, o Visconde da Barrosa ligou a capela à parte residencial, cujo pano central desta foi uma construção dos finais do século XVII.

Junta de Freguesia de Vila Fria

Junta de Freguesia de Vila Fria - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
Vila Fria tem a sua primeira referência documental no século XII, denominada Vilia Frígida. No entanto a presença humana neste território recua ao tempo da Idade do Ferro, e o Castro de Sabariz é o testemunho da Pré-história que remonta ao século VIII a.C. Foi posteriormente ocupada pelos romanos.

Igreja Paroquial de Vila Fria

Igreja Paroquial de Vila Fria - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
Nas Inquirições Afonsinas a igreja tinha a denominação de São Martinho de Vila Fria e localizava-se nas Terras de Neiva. Nas Inquirições de D. Dinis, no século XIII, o território tinha-se elevado para freguesia e passou a pertencer à Diocese de Viana do Castelo em 1977.

Cruzeiro Paroquial de Vila Franca

Cruzeiro Paroquial de Vila Franca - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Um Cruzeiro Paroquial com uma base quadrada em três degraus onde de ergue um soco retangular com as faces trabalhadas, que serve de base para o fuste. Este possui uma imagem na parte inferior, com remate da imagem de Jesus Cristo Crucificado, no topo.

Igreja de São Miguel

Igreja de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
A freguesia já existia no século XII, sob a então designação de Villa Franca, pertencendo ao território bracarense, mas só nas Inquirições de 1320, ainda no reinado de D. Dinis, a Igreja de São Miguel é citada devido a taxa a pagar. Começa a pertencer à Diocese de Viana do Castelo desde 3 de Novembro de 1977.

Capela de São Simão

Capela de São Simão - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
A capela de São Simão renasceu da antiga Igreja Matriz que tinha por invocação o mesmo nome da localidade. Por assoreamento do rio Lima a população transferiu-se para a parte mais alta da freguesia, acabando por a igreja ficar isolada e em ruína. Com os seus escombros foi construída a capela atual, com o mesmo nome.

Igreja de Santa Eulália

Igreja de Santa Eulália - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
A Igreja de Santa Eulália tem uma data de edificação de 1770, no entanto nas Inquirições Paroquiais de 1220 e 1258 era referida a existência de Santa Eulália de Punia ou de Vila de Pugna. Em 1977 entra em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo.

gif