Locais a Visitar no Concelho de Viana do Castelo

Igreja do Convento de São Domingos (Viana do Castelo)

Este conjunto foi denominado de Convento de Santa Cruz pelo seu fundador, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, mas mudou para São Domingos, prevalecendo esse nome até agora.

Igreja Paroquial de Lanheses (Lanheses)

Situada a poucos metros da Capela do Cruzeiro, e sendo esta anterior ao ano 1756 e da pertença até então à Igreja Paroquial, há a probabilidade de a igreja ser do princípio do século XVIII.

Igreja Paroquial de Santa Leocádia (Geraz do Lima)

A igreja que hoje conhecemos é o resultado de obras realizadas no século XVIII, remontando as suas fundações ao século XII, confirmado por uma lápide no interior do templo.

Igreja Paroquial de Santa Maria (Geraz do Lima)

Pertencente às Terras de Geraz do Lima e tendo a região sido habitada por povos castrenses e posterior romanização, esta igreja poderá ter uma história semelhante à de sua vizinha Santa Leocádia.

Junta de Freguesia de Lanheses (Lanheses)

Instituição máxima da freguesia de Lanheses situada no Largo do Capitão Castro.

Largo da Feira (Lanheses)

Este largo é a sala de visitas da freguesia de Lanheses, uma vez que a estrada velha o atravessava. Ali funcionava a feira quinzenal.

Largo de São Domingos (Viana do Castelo)

Este pequeno largo que tem o nome da igreja, está situado nos limites da zona histórica de Viana do Castelo servindo de saída ou entrada desta mesma zona para a Fortaleza de São Tiago da Barra.

Misericórdia de Viana do Castelo (Viana do Castelo)

Situada na Praça da República, a Misericórdia de Viana é formada por um conjunto de três elementos tais como Casa das Varandas, igreja e hospital, sendo um elemento de relevo nesta praça e único de Viana Castelo.

Museu do Traje (Viana do Castelo)

O Museu do Traje está situado no centro histórico de Viana, com a fachada virada para a Praça da República e as laterais a acompanhar o início de duas ruas.

Palacete dos Barbosa Maciel (Viana do Castelo)

Edificada em 1724, só seis anos depois o Palacete entrou na Família Barbosa Maciel através da compra deste imóvel, na qual permaneceu até 1922. Está situado no limite da parte histórica de Viana, na Praça de S. Domingos.