Capela do Cruzeiro
A Capela do Cruzeiro e das Necessidades, a poucos metros da Igreja Matriz, está considerada como uma das mais interessantes fachadas neste tipo de templo de Portugal.
Capela do Senhor do Cruzeiro
Capela do Cruzeiro
Capela do Senhor do Cruzeiro1 8e1cc
Fachada lateral
Capela do Senhor do Cruzeiro
Fachada posterior

Os aldeões só lhe chamam Capela do Cruzeiro, mas de facto o nome corresponde a Capela do Cruzeiro e das Necessidades.

Esta capela, considerada uma jóia arquitetónica dos meados do século XVIII, está ligada a uma história que a relaciona para o aspeto atual.

Decorria o ano de 1756 quando alguns senhores da freguesia, encabeçados pelo padre, foram ao Senhor Arcebispo pedir autorização para erguer uma capela, com a justificativa de albergar a imagem do Senhor crucificado. Esta imagem correspondia ao cruzeiro que existia no adro da igreja, e que este Senhor Crucificado tinha feito muitos milagres.

Então, com o dinheiro recolhido das esmolas, pretendiam cobrir a imagem com um arco de cantaria lavrada e com um nicho fechado nas costas do mesmo cruzeiro, para nele porem os milagres.

Tendo sido aceite tal pretensão, e partindo para as obras, a capela assim terminou em 1759.

Descrição

A capela de uma única nave retangular, apresenta um portal de verga reta com moldura trabalhada ladeada por duas janelas, também com molduras. Estão encimados por janela em tímpano, ladeada também por duas janelas em óculo.

Sobreposta a esta fachada apresenta-se um arco de volta perfeita de pedra toda lavrada. Nos lados estão as imagens de Nossa Senhora da Piedade e de S. João.

Na parte superior, a imagem de Santa Helena abraçada com a cruz no meio dos profetas José e Nicodemos, que estão com as escadas, o martelo e o turquês.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Lanheses
ou neste concelho Viana do Castelo
Outras localidades deste concelho Viana do Castelo

Localização

Coordenadas GPS: N 41 44.304' W 008 40.387'  (41.73840, -8.67312)

Temas / Tags

Lanheses, publicado em por