×
Pontos de Interesse no Concelho de Coimbra
Aqueduto de São Sebastião (Coimbra)
Situado no Largo João Paulo II, o aqueduto foi edificado por volta de 1570, a mando de D. Sebastião, para transportar a água da cidade alta para a colina que se apresentava à sua frente, onde seria no século XVII o Convento de Santa Ana.
Arco e Torre de Almedina (Coimbra)
É conhecida como o Arco de Almedina, justamente por a torre com o mesmo nome se situar mesmo atrás deste, mas na verdade chama-se de Porta de Barbacã, uma vez que esta serviu para reforçar a entrada da cerca, sendo esta datada do séc. XI.
A Tasquinha (Coimbra)
Aqui vamos encontrar esta indicação que em tempos remotos dizíamos a Tabuleta, a indicar duas raras bebidas que quase foram apagadas com as bebidas modernas.
Banco de Portugal (Coimbra)
Um dos dois edifícios mais emblemáticos da Praça de Portagem, o Banco de Portugal, um edifício retangular de fachadas com dois e três registos, foi edificado no século XX.
Café de Santa Cruz (Coimbra)
Sendo Coimbra formada por tantos e maravilhosos edifícios, o café de Santa Cruz é sem dúvida uma das jóias da cidade. Situado no Largo Oito de Maio, paredes meias com a igreja do mesmo nome, este edifício foi edificado em 1530 para servir de apoio à igreja.
Capela de Nossa Senhora da Esperança (Coimbra)
Situado a caminho do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, este templo é do início do século XVII, sendo construído sobre os alicerces de uma outra arruinada. A finalização das obras ficou a cargo do Rei D. Pedro II, no ano de 1702.
Capela de Nossa Senhora da Vitória (Coimbra)
Situada na parte histórica da cidade, extra cerca, na rua Corpo de Deus, está incorporada na chamada Judiaria Velha. Templo religioso edificado em 1360, com caraterísticas arquitetónicas gótica e barroca, foi remodelada em 1780.
Capela de Santo António (São Martinho de Árvore)
Situada no lugar de Sandelgas, ao lado do Mosteiro com o mesmo nome, a capela em honra a Santo António.
Convento de Santa Clara-a-Nova (Coimbra)
Teve a sua primeira pedra em 1649, estando parcialmente terminado em 1696 (data da sagração do templo), faltando por isso terminar os claustros, a portaria e aqueduto, que foram terminados em definitivo no séc. XVIII.
Cruzeiro de São Marcos (São Silvestre)
Situado mesmo em frente da entrada para o Palácio de São Marcos, integrava-se no antigo conjunto conventual, edificado em 1783.