Igreja de São João Batista
Fachada frontal
Igreja de São João Batista
Fachada posterior
Igreja de São João Batista
Fachada lateral

Também conhecida como São João Batista, está situada no centro da povoação junto à estrada principal. Foi edificada no lugar de uma antiga e pequena capela particular que foi doada à junta para o propósito de ali se erguer a Igreja Matriz.

A construção durou dez anos, tendo começado em 1873 e terminado em 1883, com a inauguração da torre a ser feita em 1885.

Descrição

Com um estilo neoclássico, apresenta uma planta longitudinal formada por uma única nave com destaque para o retábulo principal e dois laterais em talha dourada do tipo barroco datado do século XVII, com a possibilidade de ter pertencido ao Mosteiro de Sendelgas.

A fachada, delimitada por cunhais de pilastras, é finalizada por um frontão curvilíneo ladeado por pináculos. Adossada à direita desta, num plano mais recuado, a torre sineira.

Dois rasgos constituem o pano central, um do portão principal em arco de volta perfeita, encimado pelo outro rasgo, também de volta perfeita, onde se apresenta a janela. O frontão apresenta uma base com a imagem de São João Batista.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 14.115' W 008 30.615'  (40.23525, -8.51025)

Temas / Tags

São João do Campo, publicado em por