


Também conhecida como São João Batista, está situada no centro da povoação junto à estrada principal. Foi edificada no lugar de uma antiga e pequena capela particular que foi doada à junta para o propósito de ali se erguer a Igreja Matriz.
A construção durou dez anos, tendo começado em 1873 e terminado em 1883, com a inauguração da torre a ser feita em 1885.
Descrição
Com um estilo neoclássico, apresenta uma planta longitudinal formada por uma única nave com destaque para o retábulo principal e dois laterais em talha dourada do tipo barroco datado do século XVII, com a possibilidade de ter pertencido ao Mosteiro de Sendelgas.
A fachada, delimitada por cunhais de pilastras, é finalizada por um frontão curvilíneo ladeado por pináculos. Adossada à direita desta, num plano mais recuado, a torre sineira.
Dois rasgos constituem o pano central, um do portão principal em arco de volta perfeita, encimado pelo outro rasgo, também de volta perfeita, onde se apresenta a janela. O frontão apresenta uma base com a imagem de São João Batista.