


A Capela Nossa Senhora da Esperança está ligada a uma história em que os missionários Jesuítas saíam do seu Colégio de Coimbra para evangelização da obra de Cristianização dos gentios e pagãos. A Capela da Esperança era o ponto de despedida dos colegiais e seus companheiros, sendo estes acompanhados até este templo religioso em cortejo.
Situado a caminho do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, este templo é do início do século XVII, sendo construído sobre os alicerces de uma outra arruinada. A finalização das obras ficou a cargo do Rei D. Pedro II, no ano de 1702.
Sob um estilo barroco, a capela de planta longitudinal é formada de nave e capela-mor e duas sacristias adossadas. A fachada é rasgada por portal principal em verga reta sobrepujada de arquitrave com figuras em relevo, ladeado por duas janelas também em verga reta. Delimitada de cunhais em cantaria, é rematada por um frontão triangular ladeado por pináculos com o centro aberto por um óculo.
No interior destacam-se as talhas e os azulejos e no altar-mor possui uma escultura em pedra da Nossa Senhora da Esperança, desde 1702.