O Convento foi entregue às Irmãs Clarissas, mas foi com o auxílio de D. Isabel de Aragão que as obras finalizaram como está o edifício atualmente. Devido à situação do convento passou a ser palco de inundações provocadas pelo rio Mondego e das adaptações arquitetónicas a esta circunstância.
Em 1677 as freiras mudaram-se para um novo edifício num local mais elevado, passando o convento inicial a chamar-se de Santa Clara-a-Velha.
O Convento está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Coimbra, na freguesia Santa Clara e Castelo Viegas.
(Distância: 144 m W)
Num curto espaço de terreno temos a representação de Portugal inteiro, ilhas e países de língua oficial portuguesa. É uma pequena jóia.
(Distância: 329 m W)
Teve a sua primeira pedra em 1649, estando parcialmente terminado em 1696 (data da sagração do templo), faltando por isso terminar os claustros, a portaria e aqueduto, que foram terminados em definitivo no séc. XVIII.
(Distância: 356 m W)
Situado a caminho do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, este templo é do início do século XVII, sendo construído sobre os alicerces de uma outra arruinada. A finalização das obras ficou a cargo do Rei D. Pedro II, no ano de 1702.
(Distância: 569 m NE)
O Largo da Portagem está situado no perímetro do centro histórico de Coimbra. O nome está ligado ao fato de antigamente se cobrar ali impostos sobre as mercadorias provenientes do sul.
(Distância: 576 m NE)
Um dos dois edifícios mais emblemáticos da Praça de Portagem, o Banco de Portugal, um edifício retangular de fachadas com dois e três registos, foi edificado no século XX.
(Distância: 692 m NE)
Num dos extremos da Praça do Comércio encontra-se a Igreja de São Bartolomeu, um dos templos mais antigos da cidade de Coimbra, desconhecendo-se totalmente a data da primitiva edificação.
(Distância: 747 m NE)
É conhecida como o Arco de Almedina, justamente por a torre com o mesmo nome se situar mesmo atrás deste, mas na verdade chama-se de Porta de Barbacã, uma vez que esta serviu para reforçar a entrada da cerca, sendo esta datada do séc. XI.
(Distância: 763 m NE)
Começou como Praça Velha, seguido de praça de São Bartolomeu, nome para que a igreja contribuiu, e finalmente a Praça do Comercio devido à intensa atividade comercial que ali se verificava.
(Distância: 775 m NE)
D. João III, o décimo quinto Rei de Portugal, nasceu em 1502 e morreu em Lisboa no ano de 1557, subindo ao trono em 1521.
(Distância: 794 m NE)
Este templo de São Tiago ou Santiago pertence à Alta Idade Média, sendo contudo desconhecida a verdadeira data de construção, prolongando-se até agora como objeto de discussão.