




Este templo religioso foi o da transição e da rutura entre o românico espelhadas na Sé de Braga e na Sé do Porto e a tipologia da catedrais da linha do Sul, na Sé de Lisboa e na Sé de Évora, inclusivamente a da Coimbra. Este templo é formado por três naves, transepto ligeiramente saliente, torre lanterna sobre o cruzeiro e cabeceira tripartida.
Em 1218 têm início a construção dos claustros, o primeiro em estilo gótico aplicado a edifícios não cistercienses em solo português. Em séculos seguintes partes da Sé sofrem obras de remodelação, principalmente no início do século XVI durante o Episcopado de D. Jorge de Almeida, quando se decoraram as naves com azulejos, se construiu a Porta Especiosa no lado norte e se modificou o absidíolo sul, sendo mantidas as partes românicas.
De planta longitudinal, na fachada principal a parte central está saliente relativamente ao resto, formada pelo portal em arco de volta perfeita envolto de múltiplas arquivoltas e encimado de um janelão com as mesmas caraterísticas do portão.
Classificação
Por decreto, a lista de 1910 aumentou com a Sé Velha a ser classificada como Monumento Nacional.
nesta localidade Coimbra
ou neste concelho Coimbra
Outras localidades deste concelho Coimbra