As Repúblicas apareceram no século XIV por D. Dinis, quando este monarca catapultou a Cidade de Coimbra como o berço académico do País, com a abertura da Universidade.
Sendo assim, o mesmo monarca proporcionou a construção de casas para albergar os estudantes da faculdade, mediante um pagamento simbólico do aluguer, sendo este montante fixado por uma comissão. Esta comissão era formada por elementos nomeados pelo rei, por homens de bem da cidade e pelos próprios estudantes.
Não muito longe da faculdade estas casas, que atualmente perfazem pouco mais de duas dezenas, estão agrupadas numa Comissão das Repúblicas que se reúnem a pedido de qualquer das casas que a compõe, e na qual as decisões são tomadas por unanimidade.
Com nomes um tanto peculiares como a Real República Rapó-Taxo, República dos Fantasmas, Real República Ay-O-Linda e Real República Rás-Te-Parta, são sem dúvida os palcos dos nossos futuros doutores.
Este ponto está situado na localidade Coimbra, na freguesia Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu).
(Distância: 56 m SW)
A Igreja do Salvador, ou de São Salvador como também é conhecida, situada no pequeno largo com o mesmo nome, corresponde à segunda metade do século XII.
(Distância: 97 m S)
Este conjunto monástico foi edificado sobre um edifício romano dos meados do século I que viria a cair no abandono no século V.
(Distância: 103 m SE)
Instalados em Coimbra desde 1541, a Sé Nova foi a primeira Igreja do Colégio das Onze Mil Virgens, ou Colégio dos Jesuítas, sob o projeto do arquiteto oficial dos Jesuítas em Portugal, Baltazar Álvares.
(Distância: 206 m SW)
Situado no coração histórico da cidade, este pequeno largo é o mais emblemático de Coimbra por ser rodeado pelos edifícios mais antigos da cidade com construções dos séculos XVII, XVIII e XIX, e com a Sé Velha a pertencer ao século XII.
(Distância: 210 m SW)
Num período de maior esplendor do românico na cidade, em grande parte no reinado de D. Afonso Henriques, ergue-se a Sé Velha de Coimbra ainda na segunda parte do século XII com a finalização no século XIII do seu portal principal.
(Distância: 241 m SW)
Aqui vamos encontrar esta indicação que em tempos remotos dizíamos a Tabuleta, a indicar duas raras bebidas que quase foram apagadas com as bebidas modernas.
(Distância: 252 m S)
Foi no reinado de D. Dinis que se edificou a Universidade de Coimbra, ou naquele tempo Universidade de Direito, com os estudos jurídicos em direito canónico e romano.
(Distância: 252 m W)
A Igreja da Misericórdia de Coimbra, também designada como Igreja e Claustro do Colégio Novo, ou Colégio de Santo Agostinho, foi edificada com o propósito de albergar os colegiais da Congregação de Santa Cruz.
(Distância: 255 m W)
No início do século XVI a Torre de Anto deixou a sua função defensiva e foi transformada em unidade habitacional, juntamente com as construções anexas.
(Distância: 261 m W)
Com várias denominações, como Paço de Sub-Ripas, o paço é o resultado de sucessivas remodelações quinhentistas em casas, constituindo o que hoje é conhecida como a Casa do Arco ou de Cima.