Teve o seu início de construção em 1593, pelo Cardeal D. Afonso Castelo Branco, com os claustros a ficarem prontos três anos depois e, em 1604, as instalações já eram habitadas pelos colegiais.
Contudo, as obras só terminariam em 1630, ano em que foram concluídas as coberturas da nave e capelas.
Apesar de a fachada ter sido modificada no século XVII, apresenta linhas austeras e sóbrias.
Possui o portal principal em verga reta encimado por um frontão interrompido, cujas volutas enquandram o escudo dos Reinos Unidos de Portugal e Brasil. É rematado por um frontão triangular com a abertura da janela protegida por uma sacada em guarda de ferro.
À direita ergue-se a torre sineira.
Este está considerado como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Coimbra, na freguesia Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu).
(Distância: 5 m SW)
No início do século XVI a Torre de Anto deixou a sua função defensiva e foi transformada em unidade habitacional, juntamente com as construções anexas.
(Distância: 54 m S)
Com várias denominações, como Paço de Sub-Ripas, o paço é o resultado de sucessivas remodelações quinhentistas em casas, constituindo o que hoje é conhecida como a Casa do Arco ou de Cima.
(Distância: 86 m N)
Situada na parte histórica da cidade, extra cerca, na rua Corpo de Deus, está incorporada na chamada Judiaria Velha. Templo religioso edificado em 1360, com caraterísticas arquitetónicas gótica e barroca, foi remodelada em 1780.
(Distância: 112 m SW)
Este templo de São Tiago ou Santiago pertence à Alta Idade Média, sendo contudo desconhecida a verdadeira data de construção, prolongando-se até agora como objeto de discussão.
(Distância: 119 m S)
Aqui vamos encontrar esta indicação que em tempos remotos dizíamos a Tabuleta, a indicar duas raras bebidas que quase foram apagadas com as bebidas modernas.
(Distância: 123 m NW)
Sendo Coimbra formada por tantos e maravilhosos edifícios, o café de Santa Cruz é sem dúvida uma das jóias da cidade. Situado no Largo Oito de Maio, paredes meias com a igreja do mesmo nome, este edifício foi edificado em 1530 para servir de apoio à igreja.
(Distância: 131 m SW)
Começou como Praça Velha, seguido de praça de São Bartolomeu, nome para que a igreja contribuiu, e finalmente a Praça do Comercio devido à intensa atividade comercial que ali se verificava.
(Distância: 131 m SE)
Situado no coração histórico da cidade, este pequeno largo é o mais emblemático de Coimbra por ser rodeado pelos edifícios mais antigos da cidade com construções dos séculos XVII, XVIII e XIX, e com a Sé Velha a pertencer ao século XII.
(Distância: 132 m NW)
Situado no exterior das muralhas, o Mosteiro de Santa Cruz foi considerado como o mais importante edifício monástico nos primeiros tempos da Monarquia Portuguesa.
(Distância: 134 m S)
É conhecida como o Arco de Almedina, justamente por a torre com o mesmo nome se situar mesmo atrás deste, mas na verdade chama-se de Porta de Barbacã, uma vez que esta serviu para reforçar a entrada da cerca, sendo esta datada do séc. XI.