Estátua de D. João III
D. João III

Como estão os caríssimos cidadãos? Aqui estou eu para os receber para uma visita a esta belíssima faculdade. Mas antes gostaria de me apresentar.

Sou D. João III, o décimo quinto Rei de Portugal, nasci em 1502 e morri em Lisboa no ano de 1557. Nasci da união do D. Manuel com a Dª Maria de Aragão. Meu pai introduziu-me nas questões do Reino, fez de mim uma pessoa agil, sensata e realista, ajudou-me nas ações futuras após a subida ao trono em 1521.

O reinado foi de trinta e seis anos, que se caraterizou por muito intenso a nível interno, ultramarino e nas relações com os Estados Europeus, como por exemplo a crise financeira, a ameaça protestante, o perigo turco, o perigo da concorrência francesa e inglesa no Império, as crises no Estado da Índia e finalmente o peso demasiado forte da vizinha Espanha.

Também me debrucei sobre a cultura, dando-lhe uma enorme proteção, tendo sido considerado como mecenas nacional, e em homenagem puseram-me aqui a tomar conta da faculdade.

Tenho o cognome de Piedoso, devido à minha devoção religiosa. Tive nove filhos e todos eles morreram antes de mim, com exceção de um deles que deixou um herdeiro chamado de D. Sebastião, o qual foi o meu sucessor ao trono.

Coordenadas GPS: N 40 12.433' W 008 25.557'  (40.20722, -8.42595)

Temas / Tags

Coimbra, publicado em por