Convento de Santa Clara-a-Nova
Teve a sua primeira pedra em 1649, estando parcialmente terminado em 1696 (data da sagração do templo), faltando por isso terminar os claustros, a portaria e aqueduto, que foram terminados em definitivo no séc. XVIII.
 

História

Convento de Santa Clara-a-Nova
Entrada
Convento de Santa Clara-a-Nova
Fachada da Igreja
Convento de Santa Clara-a-Nova
Portal da Igreja
Convento de Santa Clara-a-Nova
Convento

Com a localização na parte baixa da cidade, o Convento de Santa Clara-a-Velha viria a ser vítima das sucessivas inundações sofridas no inverno e a insalubridade e outras razões foram suficientes para que este conjunto conventual fosse obrigado a mudar de localização.

Indo para uma parte mais alta da cidade, o mesmo convento passou a designar-se de Convento de Santa Clara-a-Nova, uma vez que se manteve a Velha, também designada como Mosteiro de Santa Isabel.

Embora o corpo da Rainha Santa Isabel tenha sido trasladado para a igreja, o Mosteiro manteve a anterior invocação de Santa Clara.

Descrição

Com uma planta simples e com linhas retas numa corrente maneirista, em que o portal da igreja e a fachada da portaria já são barrocos, inscreve-se numa orientação em L. O corpo principal compreende o dormitório e a igreja com os coros, orientados para a cidade, e nas costas destes situam-se os claustros. A cozinha e o refeitório ficam na parte perpendicular à frontaria.

No interior o destaque vai para os catorze retábulos de talha dourada, nomeadamente o principal de estilo nacional, que foi habilmente concedido para receber o Trono Eucarístico e o túmulo da Rainha Santa Isabel.

Classificação

Está classificado como Monumento Nacional.

Veja Também

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Coimbra
ou neste concelho Coimbra
Outras localidades deste concelho Coimbra

Localização

Coordenadas GPS: N 40 12.149' W 008 26.216'  (40.20248, -8.43693)

Temas / Tags

Coimbra, publicado em por