Igreja do Salvador
Igreja do Salvador
A Igreja do Salvador, ou de São Salvador como também é conhecida, situada no pequeno largo com o mesmo nome, corresponde à segunda metade do século XII.
 

História

Igreja do Salvador
Igreja do Salvador

Com uma inscrição na porta de 1179, ano em que esta foi feita a mando de Estêvão Martins, substituiu uma outra anterior com uma existência datada de 1064. Contudo, a sua situação a meio da encosta da cidade manteve a sua estrutura original formada por um corpo de três naves e de três tramos, com transepto, cabeceira tripartida e capelas de planta quadrangular.

Uma reforma feita no século XVIII provocou uma desfiguração parcial dos alçados e da fachada românica, conservando mesmo assim alguns elementos românicos, sendo originalmente uma reprodução em menor escala da fachada da Sé Velha.

Descrição

Com uma planta longitudinal, o portal da fachada surge num corpo saliente, formado por dois arcos plenos e moldurados por arquivolta. Está encimado por uma cornija ressaltada com modilhões românicos. Na parte superior a esta abrem-se janelas, sendo a central sobrepujada por um nicho. O portal principal é antecedido por uma escadaria.

Classificação

Está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Este ponto está situado na localidade Coimbra, na freguesia Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu).

Coordenadas GPS: N 40 12.565' W 008 25.536'  (40.20942, -8.42560)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Repúblicas dos Estudantes de Coimbra

Repúblicas dos Estudantes de Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 56 m NE)
Situadas no centro histórico de Coimbra, as Repúblicas fazem parte do Património da Unesco. Apareceram no século XIV por D. Dinis, com a abertura da Universidade.

Igreja de São João de Almedina

Igreja de São João de Almedina - Visitar Portugal

(Distância: 62 m SE)
Este conjunto monástico foi edificado sobre um edifício romano dos meados do século I que viria a cair no abandono no século V.

Sé Nova de Coimbra

Sé Nova de Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 105 m E)
Instalados em Coimbra desde 1541, a Sé Nova foi a primeira Igreja do Colégio das Onze Mil Virgens, ou Colégio dos Jesuítas, sob o projeto do arquiteto oficial dos Jesuítas em Portugal, Baltazar Álvares.

Largo da Sé Velha

Largo da Sé Velha - Visitar Portugal

(Distância: 159 m W)
Situado no coração histórico da cidade, este pequeno largo é o mais emblemático de Coimbra por ser rodeado pelos edifícios mais antigos da cidade com construções dos séculos XVII, XVIII e XIX, e com a Sé Velha a pertencer ao século XII.

Sé Velha de Coimbra

Sé Velha de Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 163 m SW)
Num período de maior esplendor do românico na cidade, em grande parte no reinado de D. Afonso Henriques, ergue-se a Sé Velha de Coimbra ainda na segunda parte do século XII com a finalização no século XIII do seu portal principal.

A Tasquinha

A Tasquinha - Visitar Portugal

(Distância: 196 m W)
Aqui vamos encontrar esta indicação que em tempos remotos dizíamos a Tabuleta, a indicar duas raras bebidas que quase foram apagadas com as bebidas modernas.

Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 198 m S)
Foi no reinado de D. Dinis que se edificou a Universidade de Coimbra, ou naquele tempo Universidade de Direito, com os estudos jurídicos em direito canónico e romano.

Paço de Sobre-Ribas

Paço de Sobre-Ribas - Visitar Portugal

(Distância: 228 m W)
Com várias denominações, como Paço de Sub-Ripas, o paço é o resultado de sucessivas remodelações quinhentistas em casas, constituindo o que hoje é conhecida como a Casa do Arco ou de Cima.

Igreja da Misericórdia de Coimbra

Igreja da Misericórdia de Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 229 m W)
A Igreja da Misericórdia de Coimbra, também designada como Igreja e Claustro do Colégio Novo, ou Colégio de Santo Agostinho, foi edificada com o propósito de albergar os colegiais da Congregação de Santa Cruz.

Torre do Anto

Torre do Anto - Visitar Portugal

(Distância: 231 m W)
No início do século XVI a Torre de Anto deixou a sua função defensiva e foi transformada em unidade habitacional, juntamente com as construções anexas.

gif