Igreja do Salvador
Igreja do Salvador

A Igreja do Salvador, ou de São Salvador como também é conhecida, situada no pequeno largo com o mesmo nome, corresponde à segunda metade do século XII, fazendo por isso parceria com a Sé.

Com uma inscrição na porta de 1179, ano em que esta foi feita a mando de Estêvão Martins, substituiu uma outra anterior com uma existência datada de 1064. Contudo, a sua situação a meio da encosta da cidade manteve a sua estrutura original formada por um corpo de três naves e de três tramos, com transepto, cabeceira tripartida e capelas de planta quadrangular.

Uma reforma feita no século XVIII provocou uma desfiguração parcial dos alçados e da fachada românica, conservando mesmo assim alguns elementos românicos, sendo originalmente uma reprodução em menor escala da fachada da Sé Velha.

Descrição

Com uma planta longitudinal, o portal da fachada surge num corpo saliente, formado por dois arcos plenos e moldurados por arquivolta. Está encimado por uma cornija ressaltada com modilhões românicos. Na parte superior a esta abrem-se janelas, sendo a central sobrepujada por um nicho. O portal principal é antecedido por uma escadaria.

Classificação

Está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 12.565' W 008 25.536'  (40.20942, -8.42560)

Temas / Tags

Coimbra, publicado em por