Igreja do Salvador
A Igreja do Salvador, ou de São Salvador como também é conhecida, situada no pequeno largo com o mesmo nome, corresponde à segunda metade do século XII.
 

História

Igreja do Salvador
Igreja do Salvador

Com uma inscrição na porta de 1179, ano em que esta foi feita a mando de Estêvão Martins, substituiu uma outra anterior com uma existência datada de 1064. Contudo, a sua situação a meio da encosta da cidade manteve a sua estrutura original formada por um corpo de três naves e de três tramos, com transepto, cabeceira tripartida e capelas de planta quadrangular.

Uma reforma feita no século XVIII provocou uma desfiguração parcial dos alçados e da fachada românica, conservando mesmo assim alguns elementos românicos, sendo originalmente uma reprodução em menor escala da fachada da Sé Velha.

Descrição

Com uma planta longitudinal, o portal da fachada surge num corpo saliente, formado por dois arcos plenos e moldurados por arquivolta. Está encimado por uma cornija ressaltada com modilhões românicos. Na parte superior a esta abrem-se janelas, sendo a central sobrepujada por um nicho. O portal principal é antecedido por uma escadaria.

Classificação

Está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Veja Também

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Coimbra
ou neste concelho Coimbra
Outras localidades deste concelho Coimbra

Localização

Coordenadas GPS: N 40 12.565' W 008 25.536'  (40.20942, -8.42560)

Temas / Tags

Coimbra, publicado em por