Câmara Municipal
Câmara Municipal

Até à Praça Oito de Maio, o edifício dos Paços do Concelho conheceu vários locais desde a Idade Média, nomeadamente o primeiro edifício localizava-se em frente da fachada da Sé Velha. A partir do século XIV instalou-se na Torre de Almedina, cuja configuração atual resulta de duas campanhas de obras nela efectuadas no decorrer do século XVI.

Não ficando por aqui transferiu-se novamente, desta feita para a Praça de São Bartolomeu, tendo retornado à Torre após o terramoto de 1755 e regressado mais tarde, em 1810, depois das instalações terem sido incendiadas durante as Invasões Francesas. Com a Inquisição extinta, a vereação transferiu-se para as casas desta instituição, mais concretamente para a Casa da Bica, com entrada na Rua da Sofia, onde por pouco tempo esteve regressando novamente à Torre.

Câmara Municipal
Fachada lateral

Com a extinção das Ordens Religiosas, foi solicitado aos Deputados da Nação Portuguesa a cedência das instalações do Mosteiro de Santa Cruz. O pedido foi aceite na condição destes deixarem o espaço quando, por qualquer circunstância, o Governo o destinasse para outros fins.

Durante quarenta e três anos este edifício, com avanços e recuos entre outros problemas por obras, os Paços do Concelho mantiveram-se nele até agora, mantendo a configuração atual.

A fachada orientada para a Praça Oito de Maio, é formado de três panos e dois pisos, sendo o central de três pisos. O pano central, relativamente aos outros dois com um pouco de saliência, tem as três portas em arco de volta perfeita, em galilé, formando no piso superior uma pequena sacada em guarda de pedra. Três janelas neste segundo piso, correspondentes às portas, mantém a mesma orientação de moldura em verga reta. O terceiro piso também é constituído pelo mesmo número de janelas e com o mesmo género de molduras. É rematado pelas armas da cidade.

Coordenadas GPS: N 40 12.665' W 008 25.741'  (40.21108, -8.42902)

Temas / Tags

Coimbra, publicado em por