Igreja do Carmo
O Colégio de Nossa Senhora do Carmo foi edificada em 1540 pelo D. Frei Baltazar Limpo, então Bispo do Porto, com a finalidade de receber o clérigo para estudar na Universidade de Coimbra.
 

História

Igreja do Carmo
Igreja do Carmo

Com a doação deste edifício aos Carmelitas Descalços pelo Bispo, o colégio teve duas fases distintas de obras, sendo a primeira a construção do noviciado que terminou em 1548.

A segunda realizou-se mais tarde, nos últimos três anos da década de noventa, com a construção da igreja e dos claustros, agora sob a égide do Frei Amador Arrais após ter renunciado ao Bispado de Portalegre.

No século XIX, o espaço pertencente ao colégio foi cedido à Ordem Terceira que adaptou o edifício para a instalação de um hospital, executando também obras na fachada da igreja.

Descrição

Igreja do Carmo
Fachada frontal

Com uma planta longitudinal, a fachada apresenta-se em frontão triangular de três registos. O primeiro em galilé, é formado por um pórtico com pilastras dóricas e uma escadaria.

No átrio abre-se a porta principal para o interior do templo, em moldura de verga reta, coroada por um frontão triangular, ladeada por duas portas também em verga reta.

O segundo registo é formado por três janelas, com a de maiores dimensões ao centro em moldura reta e as laterais mais pequenas, sendo a parte inferior destas decorada com a pedra de armas de D. Frei Amador Arrais.

O terceiro e último registo é rematado por um frontão triangular com três janelas, com a do centro encimada por um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ladeadas por duas torres sineiras.

Classificação

Esta igreja foi classificada como Monumento Nacional.

Veja Também

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Coimbra
ou neste concelho Coimbra
Outras localidades deste concelho Coimbra

Localização

Coordenadas GPS: N 40 12.769' W 008 25.830'  (40.21282, -8.43050)

Temas / Tags

Coimbra, publicado em por