Igreja de São Bartolomeu
Fachada frontal
Igreja de São Bartolomeu
Fachada lateral
Igreja de São Bartolomeu - interior - altar-mor
Altar - Mor
Igreja de São Bartolomeu - interior - coro
Cora - Alto

Num dos extremos da Praça do Comércio encontra-se a Igreja de São Bartolomeu, um dos templos mais antigos da cidade de Coimbra, desconhecendo-se totalmente a data da primitiva edificação. Contudo, há notícia de que em 957 a igreja foi doada ao Mosteiro de Lorvão.

Igreja de São Bartolomeu - altar-mor
Altar - Mor
Igreja de São Bartolomeu - altar lateral
Altar lateral

Ainda no período do românico, a igreja foi alvo de uma remodelação no século XII em virtude do estado de degradação causado pela invasão de Almançor, em 987, em que apareceu um capitel fragmentado. De facto, no ano de 1109 a igreja foi novamente doada ao Mosteiro de Lorvão.

Com uma planta longitudinal, é composta por nave única e capela mor. A frontaria está delimitada por cunhais em cantaria, é rematada por um frontão triangular ladeado por torres sineiras. A fachada apresenta o rasgo do portal principal em arco abatido, enquadrado por colunas de fuste liso, e assenta por arquitrave uma sacada de guarda de pedra, que envolve a janela de moldura de verga reta encimada de frontão triangular. Sobre a janela, um óculo ovalado.

O interior apresenta toda a sua nave coberta em abóbada, um coro-alto sobre um pequeno átrio formado entre duas torres protegido por balaustres de pedra e uma capela-mor com retábulos em talha dourada.

Igreja de São Bartolomeu está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 40 12.505' W 008 25.763'  (40.20842, -8.42938)

Temas / Tags

Coimbra, publicado em por