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Pontos de Interesse no Concelho de Aveiro
Cruzeiro de São Paio (Requeixo)
Um cruzeiro trabalhado em pedra, com uma imagem de Jesus Crucificado de um lado e a Pietà do outro, é protegido por um templete com uma cúpula piramidal assente sobre quatro colunas terminadas em pináculos numa forma semelhante à da igreja.
Ecomuseu Marinha da Troncalhada (Aveiro)
O Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, ponto forte das salinas de Aveiro, mostra todo o processo de produção do sal até chegar às nossas mesas.
Edifício da Estação de Comboios (Aveiro)
Este edifício é referenciado pelo revestimento de um grande número de painéis de azulejos da Fábrica de Fonte Nova (1916), reproduzindo motivos regionais.
Fonte da Mina ou das Conchas (Esgueira)
Uma fonte situada no limite norte de Esgueira e de Aveiro, junto da A25, deve o seu nome a estar situada junto da entrada para uma mina.
Fonte das 5 Bicas, Chafariz do Espírito Santo (Aveiro)
O Chafariz do Espírito Santo, ou Fonte das Cinco Bicas, está no local onde antes existiu a Igreja do Espírito Santo, e daí o seu nome.
Fonte das Barrocas (Aveiro)
Conhecida como Fonte das Barrocas, por estar situada na base da capela com o mesmo nome, há no fontanário uma inscrição da edificação de 1868 e que mais tarde seria retificada em 1897. Ao lado da fonte situa-se o lavadouro público.
Fonte das Pedras (Vilar)
Esta fonte está sempre a deitar água, seja verão ou inverno. Com uma só bica de ferro decorada, é encimada por uma chapa de barro decorada com alminhas.
Fonte e Lavadouro Comunitário (Eirol)
Um dos elementos essenciais das localidades, principalmente as mais pequenas, e que atualmente ainda se mantém em pleno funcionamento devido às ações de conservação da parte dos responsáveis. À saída sul de Eirol, é um lavadouro de dois tanques com uma fonte no meio.
Fonte e Lavadouro em Areias de Vilar (Vilar)
Em Vilar, a poucas centenas de metros a leste de Aveiro, e junto da Escola Primária, existe um lavadouro público com a respetiva fonte.
Igreja da Misericórdia (Aveiro)
O projeto inicial desta igreja teve início em 1585, pelas mãos do arquitecto Filipo Terzio, mas só foi concluído em 1653.