Não há muitos testemunhos que certifiquem a Igreja Paroquial, não obstante a referência ao Orago de Santa Eulália que manteve. Possivelmente a igreja foi edificada no mesmo lugar da primitiva Ermida de Santa Eulália, aquando do povoamento de colonos franceses nesta zona.
Tudo aconteceu durante o século XII, e mantiveram-se sob a jurisdição do Mosteiro de Grijó até ao século XVII, altura em que foi assinada a documentação para a criação de uma nova paróquia que englobava as localidades de Eirol e Carcavelos. Assim se formou a paróquia de Eirol, que até então pertencia à paróquia de Travassó, formando-se mais tarde a freguesia de Eirol.
A Igreja de Santa Eulália, que se desenvolve na longitudinal e de planta retangular, é constituída por nave e capela-mor, esta mais pequena e estreita.
Adossada ao templo na fachada direita, a sacristia, e, no mesmo plano da fachada principal, a torre sineira quadrada com quatro aberturas em arco de volta perfeita e uma cobertura piramidal.
A fachada simples em empena triangular é constituída pelo portal de moldura reta a que se sobrepõe um friso encimado por uma janela retangular em altura. Remata simplesmente com uma cruz latina.
Este ponto está situado na localidade Eirol, na freguesia Eixo e Eirol.
(Distância: 678 m SE)
Um dos elementos essenciais das localidades, principalmente as mais pequenas, e que atualmente ainda se mantém em pleno funcionamento devido às ações de conservação da parte dos responsáveis. À saída sul de Eirol, é um lavadouro de dois tanques com uma fonte no meio.
(Distância: 900 m SE)
Uma capela num cruzamento na localidade de Carcavelos, mostra sobre a porta principal, com a data de 1755, um painel de azulejos representando a orago da capela, Nossa Senhora das Dores. A fachada, tal como as paredes laterais, coberta de azulejos de padrão azul e branco, é ladeada pela torre sineira.
(Distância: 1 km NE)
O Parque de Merendas do Poço do Barreiro, situado na localidade de Pinheiro, é um excelente espaço com um palco onde se realizam festas.
(Distância: 1 km E)
(Distância: 2 km SE)
Varanda de Pilatos, é um miradouro entre a freguesia de Travassô e o lugar de Almear.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km S)
Uma construção do século XVII, a Capela de Santo Amaro ainda hoje acolhe regularmente os serviços litúrgicos. Destaca-se a grande torre sineira adossada no lado esquerdo da fachada e no mesmo plano da fachada principal, com cobertura piramidal.
(Distância: 2 km SE)
Pertencendo simbolicamente à época romana, porque é assim que é vulgarmente designada, a data da sua construção remonta para o século XIX com uma recuperação e reconstrução no ano de 2009. É um ponto de confluência entre os concelhos de Águeda e Aveiro, unindo os dois concelhos, como dos rios Águeda e Cértima.
(Distância: 2 km N)
A Igreja Matriz de São João de Loure, dedicada a São João Batista, é uma construção do século XVII em que se destaca a talha dourada do mesmo século.
(Distância: 3 km NE)
Situado em frente da Igreja Matriz, o Cruzeiro de Fontes assenta sobre uma base quadrada de dois degraus, estando o mais baixo ao nível do chão.