Igreja Matriz - Fachada frontal
Fachada frontal
Igreja Matriz - Frontal e lateral sul
Frontal e lateral sul
Igreja Matriz - Lateral norte
Lateral norte

A Igreja Matriz de Águeda é dedicada a Santa Eulália, padroeira da cidade, que é considerada como uma das maiores mártires dos três primeiros séculos da nossa era.

Este templo religioso foi considerado pelos habitantes o mais importante e antigo da cidade, tendo um papel de relevo, pois o aglomerado populacional nasceu à sua volta. É incerto quanto à data de início de construção, sabendo-se que só a partir de 1320, no reinado de D. Dinis, surgiu a primeira documentação, sendo nesse tempo uma das igrejas mais ricas da região. Sofreu obras de reforma e restauro nos séculos XVI a XVIII.

Estando num estado de ruína referido no século XVIII, a remodelação foi iniciada em 1730. No final do século XIX houve um restauro geral tanto interior como exterior.

Descrição

Igreja Matriz - Igreja e ponte
Igreja e ponte
Igreja Matriz - Fachada oriental e norte
Fachada oriental e norte
Igreja Matriz - Pormenor do nicho do portal
Pormenor do
nicho do portal

De planta longitudinal, é constituída por nave e capela-mor.

A fachada principal é delimitada em cantaria granítica adossada à torre sineira encimadas por pináculos. É rasgada por um portal em lintel reto com dupla pilastra, assentando por arquitrave e sobrepujado por frontão curvilíneo, também encimado por pináculos, apresentando um nicho ao centro com a imagem de Santa Eulália.

Está ladeada por dois janelões de lintel também reto, sobrepujado por frontão em arco abatido, sendo o conjunto encimado por uma rosácea quadrilobada.

A torre é rematada por cúpula em abóbada.

Igreja Matriz - Cruzeiro
Cruzeiro

No exterior da igreja, no lado direito, no local de um excelente miradouro sobre a cidade de Águeda, existe um Cruzeiro com a cruz sobre um cone feito com pedras.

Interior

Interior em três naves, sendo as naves laterais duas capelas dedicadas respetivamente a Capela Batismal e Capela Mortuária. Estas duas naves laterais são resultado da junção de três antigas capelas laterais de cada lado.

Igreja Matriz - Nave
Nave
Igreja Matriz
Igreja Matriz - Arco triunfal
Arco triunfal
Igreja Matriz - Altar-mor
Altar-mor
Igreja Matriz - Altar-mor
Imagens do altar-mor
Igreja Matriz - Altar-mor
Anjos Tocheiros

No Altar-mor, a imagem de Cristo Ressuscitado é ladeada pelas imagens de Santa Eulália à esquerda e São Pedro à direita. À frente destas imagens vemos dois Anjos Ceroferários, ou Tocheiros, imagens em madeira dourada.

Igreja Matriz - Altar colateral
Altar colateral
esquerdo
Igreja Matriz - Altar colateral
Altar colateral
direito

A Capela-mor é ladeada por dois altares colaterais, tendo o da esquerda uma escultura de Nossa Senhora do Rosário e o da direita uma escultura de Santa Luzia em madeira, ambas do século XVIII.

Igreja Matriz - Capela Mortuária
Capela Mortuária

Na Capela Mortuária, à esquerda, podemos ver o altar e o painel com as Almas do Purgatório ladeado por colunas decoradas com flores. O painel superior representa a Última Ceia.

Nesta capela os arcos são suportados em colunas dóricas e jónicas com a cobertura assente em arcos cruzados.

Igreja Matriz - Capela Batismal
Capela Batismal

Na Capela Batismal, à direita, a Pia Batismal é uma taça esculpida com caneluras verticais, tendo em algumas esculpidas cabeças de criança.

Esta capela, ao contrário da oposta, é de paredes lisas e teto de madeira, sem outra decoração.

(Primeiras três fotos de Pedro Castro, restantes de Fernando Dias)

Localização

Coordenadas GPS: N 40 34.387' W 008 26.799'  (40.57312, -8.44665)

Referências

Temas / Tags

Águeda, publicado em por