Após o concelho se ter transferido de Esgueira para Aveiro e, depois desta ter sido elevada a cidade, sem dúvida alguma que Aveiro sofreu bastantes melhorias a partir do ano 1759.
Melhoras estas, começando assim pelo edifício da Câmara. Porém, este tardou a ser construído, registando a data de 1797, em moldes de uma Pombalina tardia. Sendo assim e apesar da época, era necessário um espaço de grande amplitude, o que, com estas condições a cadeia municipal e as diversas áreas de serviço, foram aproveitadas para a finalidade.
No final de segunda década do século XX este edifício sofreu adaptações a nível interno, fazendo assim com que a traça inicial do rés-do-chão fosse alterada. A fachada, que se divide em cinco corpos tocanos sendo a do meio uma torre sineira com a porta de entrada encimada pelas as armas de Aveiro, dividindo o restante edifício em dois corpos para cada lado.
Este ponto está situado na localidade Aveiro, na freguesia Glória e Vera Cruz.
(Distância: 25 m NE)
O projeto inicial desta igreja teve início em 1585, pelas mãos do arquitecto Filipo Terzio, mas só foi concluído em 1653.
(Distância: 28 m NW)
Chama-se José Estêvão Coelho de Magalhães, o verdadeiro herói da cidade de Aveiro, ou pelo menos têm nesta figura o seu orgulho que se destacou numa certa época da história de Portugal.
(Distância: 99 m N)
Praça central da cidade de Aveiro, tendo como pontos especiais de interesse a ria e os moliceiros, a antiga Capitania do Porto de Aveiro.
(Distância: 139 m NE)
O edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro, ou Casa dos Arcos, foi inicialmente construído como moinho de maré, sendo depois convertido para apoio da fábrica de porcelana.
(Distância: 146 m N)
Este obelisco foi inaugurado em 26 de dezembro de 1909 para comemorar o primeiro centenário do nascimento de José Estêvão.
(Distância: 188 m S)
O nome atual da praça, Marquês de Pombal, foi atribuído após a instauração da República, em 1910, como reconhecimento pelo que este estadista fez pela cidade e por a ter elevado a essa categoria em 1759.
(Distância: 211 m SE)
Edifício de grande opulência, situado na principal praça da cidade de Aveiro, é conhecido como a Casa de Santa Zita.
(Distância: 217 m NW)
A Arte Nova não deixa de ser mais um tipo de estilo, marcado por um período, e que neste caso foi o início do século XX, mais precisamente entre os anos de 1905/1920.
(Distância: 219 m S)
A Igreja de São João Evangelista das Carmelitas surgiu através do Convento das Carmelitas Descalças, sendo iniciado em 1610 como residência de D. Brites Lara.
(Distância: 271 m SE)
Este mosteiro foi fundado em 1458 por Dona Brites Leitoa, como Convento de Religiosas Dominicanas, e hoje é o Museu de Aveiro.