Igreja Paroquial de Santo Isidoro
Igreja Paroquial de Santo Isidoro, julho de 2022
Igreja de Santo Isidoro de Sevilha, a sua reedificação deu-se no século XVIII, mas no ano de 1574 a igreja pertencia ao padroado real e integrava a Diocese de Coimbra. A partir do ano de 1705 dá-se início à reconstrução do templo religioso, e em 1721 o culto religioso já se praticava.

História

Igreja de Santo Isidoro

Com uma denominação fora do habitual, de Santo Isidoro de Sevilha, a sua reedificação deu-se no século XVIII, não obstante ao ano de 1574 em que a igreja pertencia ao padroado real e integrava a Diocese de Coimbra.

Contudo, é a partir do ano de 1705 que se dá início à reconstrução do templo religioso, sendo que em 1721 o culto religioso já se praticava. No século XIX um dos sinos fica pronto, originário das oficinas de Cantanhede, e em 1855 é o ano em que se ocorrem grandes campanhas de obras de reparação, pintura do teto, pintura e douramento dos retábulos.

Descrição

Igreja de Santo Isidoro
Igreja de Santo Isidoro

É uma construção de planta retangular de uma só nave e capela-mor mais pequena e estreita. Adossadas na fachada direita duas capelas e anexo e, na fachada esquerda, a sacristia. Neste mesmo lado e no plano da fachada principal, a torre sineira com cobertura em cone.

A fachada principal em empena triangular é delimitada por pilastras nos cunhais, com remate em pináculos.

O portal em verga reta é ladeado por colunas que sustentam a cimalha, encimada por um nicho que alberga a imagem de Santo Isidoro, e que remata com um frontão interrompido e ladeado por dois pináculos.

Igreja de Santo Isidoro

Ladeiam o nicho duas janelas retangulares com colunas que sustentam o frontão triangular, em cada uma.

Ao centro do frontão, a presença do brasão real.

Localização

Este ponto está situado na localidade Eixo, na freguesia Eixo e Eirol.

Coordenadas GPS: N 40 37.726' W 008 33.731'  (40.62877, -8.56218)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta da União das Freguesias de Eixo e Eirol

Junta da União das Freguesias de Eixo e Eirol - Visitar Portugal

(Distância: 158 m SE)
A primeira referência a Eixo é datada do ano de 1050, mas a região é habitada desde a pré-história. Em 1282 teve o estatuto de concelho. A região de Eirol é habitada desde há mais de 20.000 anos, mas a povoação atual tem origem com os fenícios entre 1500 e 300 a.C.

Capela de Nossa Senhora da Graça

Capela de Nossa Senhora da Graça - Visitar Portugal

(Distância: 694 m NW)
Uma inscrição de uma campa existente no patim de entrada refere o ano de 1709, sendo portanto uma construção do século XVII ou XVIII. Um nicho na fachada, sobre a porta, alberga a Virgem com o Menino.

Lavadouro de Lagoela

Lavadouro de Lagoela - Visitar Portugal

(Distância: 957 m W)
Um lavadouro público, um local que antigamente tinha muito significado por representar um local para, além da lavagem da roupa, servir de ponto de encontro entre os populares.

Igreja Matriz de São João de Loure

Igreja Matriz de São João de Loure - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
A Igreja Matriz de São João de Loure, dedicada a São João Batista, é uma construção do século XVII em que se destaca a talha dourada do mesmo século.

Capela de Azurva

Capela de Azurva - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Capela situada na estrada principal na localidade de Azurva, freguesia de Eixo e Eirol, dedicada a Nossa Senhora da Ajuda, é construção do século XVII mas completamente renovada no século XX.

Parque de Merendas do Poço do Barreiro

Parque de Merendas do Poço do Barreiro - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
O Parque de Merendas do Poço do Barreiro, situado na localidade de Pinheiro, é um excelente espaço com um palco onde se realizam festas.

Igreja Paroquial de Eirol

Igreja Paroquial de Eirol - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
Possivelmente esta igreja foi edificada no mesmo lugar da primitiva Ermida de Santa Eulália, aquando do povoamento de colonos franceses nesta zona. Manteve-se sob a jurisdição do Mosteiro de Grijó até ao século XVII, quando foi assinada a documentação para a criação de uma nova paróquia que englobava as localidades de Eirol e Carcavelos.

Pateira de Frossos

Pateira de Frossos - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
A Pateira de Frossos, estando inserida no sistema lagunar da Ria de Aveiro, é um local de biodiversidade. Podemos observar as aves (birdwatching) e a vegetação num contacto com a natureza.

Igreja de Santo António

Igreja de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)
Esta igreja de Oliveirinha, dedicada a Santo António, é resultado da ampliação no século XIX de uma capela do século XVII. Esta ampliação deve-se ao facto de, em 1849, a freguesia de Oliveirinha se desmembrar do Eixo, tornando-se Paróquia. Destaca-se na fachada as duas torres sineiras.

Fonte e Lavadouro Comunitário

Fonte e Lavadouro Comunitário - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SE)
Um dos elementos essenciais das localidades, principalmente as mais pequenas, e que atualmente ainda se mantém em pleno funcionamento devido às ações de conservação da parte dos responsáveis. À saída sul de Eirol, é um lavadouro de dois tanques com uma fonte no meio.

gif