Junta de Freguesia de Oliveirinha
Junta de Freguesia de Oliveirinha, julho de 2022
No século XV sugiram os primeiros habitantes, sendo até então desabitada apesar das suas terras férteis. Sendo um território de passagem, os viajantes do sul tinham que passar neste local por entre veredas, em demanda de antigas povoações romanas situadas a norte, como Águeda ou Talábriga.

Origem

Junta de Freguesia de Oliveirinha

Considerando Oliveirinha como um legado pela tradição, esta resume-se simplesmente ao século XV em que sugiram os primeiros habitantes, sendo até então desabitada apesar das suas terras férteis.

Sendo um território fertil, é simultaneamente um território de passagem. Esta passagem fez os viajantes do sul terem que passar neste local por entre veredas, em primitivos meios de locomoção, e em demanda de antigas povoações romanas situadas a norte, como Águeda ou Talábriga.

No entanto este percurso acabaria por beneficiar o que viria ser Oliveirinha porque os caminhantes faziam a sua paragem de descanso nestas terras, tendo como ponto de referência a existência de uma oliveira que presentemente está próxima do atual recinto da feira.

Contudo, há quem afirme que a dita oliveira se localizava onde hoje se situa a Igreja Matriz, podendo inclusivamente ser esta oliveira a dar o nome à localidade através de anónimos padrinhos, supostos primeiros habitantes do Burgo a que deram então o nome de Oliveirinha.

Acabada de ser localidade, Oliveirinha foi destinada a uma doação à Princesa Santa Joana pelo seu irmão, o rei D. João II. Esta aforou as ditas terras a um seu protegido Jorge Silva. Este, com a sua mulher, são os primeiros habitantes conhecidos de Oliveirinha e fundadores do Morgado de Oliveirinha.

Esta família esteve na posse destas terras até ao século XVIII, sendo que a partir dos séculos XVI e XVII a situação demográfica de Oliveirinha se expandiu, dando-se igualmente o desenvolvimento agrícola.

Localização

Este ponto está situado na localidade Oliveirinha, na freguesia Oliveirinha.

Coordenadas GPS: N 40 36.104' W 008 36.304'  (40.60173, -8.60507)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja de Santo António

Igreja de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
Esta igreja de Oliveirinha, dedicada a Santo António, é resultado da ampliação no século XIX de uma capela do século XVII. Esta ampliação deve-se ao facto de, em 1849, a freguesia de Oliveirinha se desmembrar do Eixo, tornando-se Paróquia. Destaca-se na fachada as duas torres sineiras.

Junta de Freguesia de São Bernardo

Junta de Freguesia de São Bernardo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
A autonomia de São Bernardo deu-se muito tarde, já decorria o século XX, mais concretamente em 1968, formando-se a freguesia de São Bernardo, uma povoação que crescia ao seu próprio ritmo, a partir de lugares das antigas freguesias de Glória e de Aradas.

Igreja Matriz de São Bernardo

Igreja Matriz de São Bernardo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Uma construção moderna, que nada tem a ver com o tradicional aspeto das igrejas, destaca-se a grande torre sineira afastada da igreja e terminada na cruz. A fachada é protegida por um alpendre em arcos e antecedida por uma grande escadaria.

Junta da União de Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz

Junta da União de Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
São Paio de Requeixo, assim é conhecida a localidade em 1209, ano em que foi citada com primeiras referências documentais. Recebeu foral no século XVI. Nossa Senhora de Fátima é independente desde 1985 e Nariz pode ter origem numa vila rústica no início do século XIII.

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
Uma edificação projetada pelo arquiteto Luís Cunha, com ligações ao Movimento de Renovação da Arte Religiosa, foi inaugurada em 1968. "Construção arrojada", assim classificada para a altura pelos entendidos. O seu orago e protetor é Nossa Senhora de Fátima.

Capela de Nossa Senhora das Preces

Capela de Nossa Senhora das Preces - Visitar Portugal

(Distância: 3 km S)
Capela de Nossa Senhora das Preces - Póvoa do Valado

Fonte e Lavadouro em Areias de Vilar

Fonte e Lavadouro em Areias de Vilar - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NW)
Em Vilar, a poucas centenas de metros a leste de Aveiro, e junto da Escola Primária, existe um lavadouro público com a respetiva fonte.

Junta de Freguesia de Santa Joana

Junta de Freguesia de Santa Joana - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
A freguesia é bastante recente, criada em 1985, tornando-se na mais jovem freguesia do aro urbano. Foi criada a partir de lugares desanexados das freguesias vizinhas de Esgueira, São Bernardo, Glória e Vera Cruz, ficando uma homenagem à padroeira da cidade de Aveiro, Santa Joana Princesa.

Igreja Matriz de Santa Joana

Igreja Matriz de Santa Joana - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Contrastando com os templos religiosos tradicionais de outros tempos e épocas, esta igreja é uma construção recente que se realizou entre os anos de 1972 a 1976, pela mão do arquiteto portuense Luís Cunha e dedicada a Santa Joana, padroeira de Aveiro.

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro - Visitar Portugal

(Distância: 4 km W)
A igreja atual é uma edificação do século XIX em substituição de uma anterior da mesma invocação. O retábulo-mor construído para a primeira foi ampliado para a segunda igreja. Destaca-se a fachada curvilínea com o nicho do padroeiro ao centro e a torre sineira.

gif