Locais a Visitar no Concelho de Chaves
Antigo castro (Lagarelhos)
Supõe-se que a povoação terá sido erguida sobre as ruínas de um castro, de que não é possível obter qualquer vestígio para além da identificação de um morro de dimensões reduzidas, a nordeste.

Câmara Municipal de Chaves (Chaves)

Este edifício tipo palacete, situado na Praça de Luís de Camões, foi edificado em meados do séc XIX, por António de Souza Pereira Coutinho.

Capela da Senhora do Rosário (Paradela de Monforte)

Capela no centro da aldeia e dedicada a Nossa Senhora do Rosário.

Capela de Nossa Senhora da Lapa (Chaves)

Crê-se que este pequeno templo religioso tenha sido edificado por um frade, na segunda metade do séc. XVIII, comprovado pelo brasão existente na fachada principal.

Capela de Nossa Senhora do Loreto (Chaves)

Mais conhecida como Capela de Santa Cabeça, foi fundada em 1696 pelo Abade de Monforte, João de Prada, que instituiu o respectivo morgadio.

Capela de Santa Catarina (Chaves)

Foi fundada em 1249 por D. Lourenço Pires de Chaves, juntamente com a albergaria e morgado de Santa Catarina, junto ao castelo.

Capela de São Roque (Chaves)

Inicialmente foi edificada como Capela de Nossa Senhora das Neves, até que no local, no século XVII, passou a existir um quartel de cavalaria, passando assim o nome da Capela para São Roque.

Castelo de Chaves (Chaves)

A história do castelo começa anteriormente à ocupação romana da Península Ibérica, pensa-se talvez dos tempos dos visigodos, em que ainda era um castro.

Castelo de Monforte (Águas Frias)

Sendo a maior parte do conjunto atual edificado no século XIII e na primeira metade do século seguinte, deve-se essencialmente a dois monarcas, D. Afonso III e D. Dinis.