Forte de S. Francisco
Forte de S. Francisco
Forte de S. Francisco

Este monumento de estrutura militar teve a sua fundação num convento franciscano, tomando o nome de Convento de Nossa Senhora do Rosário, pelo qual o forte também é conhecido. É datado do início do século XV, de acordo com a escritura celebrada com o Frei Rodrigo de Morais em 1446.

No contexto da Guerra da Restauração da Independência e devido à posição estratégica da cidade junto da fronteira, impôs-se a necessidade de modernização das suas defesas medievais. Os trabalhos de defesa de Chaves foram complementados com novos panos de muralha, ligando o forte aos antigos muros medievais, reforçados ou reconstruídos na ocasião, envolvendo o antigo convento franciscano com as muralhas abaluartadas, transformando-o num forte.

Forte de S. Francisco
Forte de S. Francisco

Também no início do século XIX, aquando da Guerra Peninsular, este forte foi novamente alvo de tentativa de defesa contra os franceses, da qual a resistência foi pouca, que acabou por ser tomado por estes fazendo deste espaço o seu quartel general. Entretanto foi alvo de uma contra-ofensiva, que acabou por libertar a cidade de Chaves, tornando assim para as mãos dos portugueses.

Contudo e não se ficando por aí, este forte foi cenário de mais duas situações turbulentas, a da Guerra dos Liberais e mais tarde na Proclamação da República. Perdida a sua função de defesa e após sete décadas da presença do Batalhão de Caçadores, este forte entra num processo de ruína.

Finalmente, e superando mais uma situação de degradado, sofre obras de conservação acabando por, em 1994, aquele espaço ser requalificado, tornando-se assim num hotel de quatro estrelas que tomou o nome de Forte de São Francisco.

A sua planta simples apresenta um formato estrelado, com quatro baluartes nos vértices, entrando assim na lista das fortalezas com o sistema de Vauban. Também entrou na lista dos classificados Monumentos Nacionais desde 1938.

Coordenadas GPS: N 41 44.570' W 007 28.158'  (41.74283, -7.46930)

Temas / Tags

Chaves, publicado em por