Torre de Menagem
Torre de Menagem
Torre de Menagem

Pode-se dizer que este castelo sofreu aventuras e desventuras de politicas de interesse, posição geográfica, entre outras.

História

A história começa anteriormente à ocupação romana da Península Ibérica, pensa-se talvez dos tempos dos visigodos, em que ainda era um castro, e que terá sido conquistado e reforçado pelos muçulmanos do século VIII ao XI. Com os muçulmanos veio a Reconquista Cristã e assim o castelo foi tomado pelo Reino de Leão. Por sua vez, o castelo é conquistado e incluído no Condado Portucalense, através do Rei D. Afonso Henriques.

Mais um infortuno para o castelo, este volta para as mãos da coroa espanhola através de Afonso IX, Rei de Leão, sob o pretexto de garantir à sua mulher D. Teresa (infanta portuguesa) os castelos que seu pai deixara em testamento e que seu Irmão reivindicara. Voltou novamente para o reino português passados dez anos.

Mas o castelo não foi só palco de guerras, pois foi palco do casamento de Afonso III com a infanta Beatriz, filha ilegítima de Afonso X. Foram por isso, e a mando deste monarca, efetuadas obras de reconstrução deste castelo que se estenderam até ao reinado de D. Dinis, sendo a Torre de Menagem dessa época.

Jardim da Torre de Menagem
Jardim da Torre de Menagem

Mais uma vez o castelo foi disputado, agora com problemas de sucessão, em que no ano de 1383 D. Fernando não tinha herdeiros masculinos, e por isso Chaves tomou o lado de D. Beatriz, casada com o Rei de Castela.

Sob esta perspetiva, D. João Mestre de Avis (filho de D. Pedro e Dª Inês de Castro), subiu ao trono fazendo de seguida guerra com Castela. Neste contexto, o castelo foi cercado por tropas de D. Nuno Álvares Pereira, e daqui resultou a rendição, para se tornar mais tarde propriedade do Condestável, por doação de D. João I.

Finalmente, e para sempre nas mãos dos portugueses, com a Guerra da Restauração as defesas do castelo foram modernizadas, servindo depois para as Invasões Francesas.

Classificação

Atualmente, deste castelo resta apenas uma parte de pano da muralha e a Torre de Menagem. Torre esta que está classificada como Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 44.372' W 007 28.318'  (41.73953, -7.47197)

Temas / Tags

Chaves, publicado em por