Castelo de Monforte
Castelo de Monforte
Sendo a maior parte do conjunto atual edificado no século XIII e na primeira metade do século seguinte, deve-se essencialmente a dois monarcas, D. Afonso III e D. Dinis. Em 1312 a Torre de Menagem torna-se num símbolo.
 

Origem

Castelo de Monforte
Castelo de Monforte

Tudo aconteceu no reinado de D. Afonso III, quando se processava a organização da zona fronteiriça setentrional. Com este processo surgiu a ascensão de Monforte de Rio Livre.

A sua origem é um tanto atribulada diversifica-se nas opiniões, sendo uma das versões do século XII documentada por um nobre Tenente do Castelo. A outra versão, segundo alguns autores, aponta para uma provável origem proto-histórica, não havendo qualquer vestígio material que o confirme.

Sendo a maior parte do conjunto atual edificado no século XIII e na primeira metade do século seguinte, deve-se essencialmente a dois monarcas, D. Afonso III, que lhe atribuiu a carta de foral em 1273, e D. Dinis que o (re)construiu provocando um forte crescimento do espaço urbano. Este crescimento obrigou a uma presença de um alcaide na localidade.

Torre de Menagem

Em 1312 a Torre de Menagem torna-se num símbolo remanescente, o que concede ao castelo uma imagem militarizada. De planta quadrangular, compõe-se de três andares, com acesso por uma porta elevada de arco em volta perfeita aberta numa das faces voltadas para o pátio interior do recinto.

Descrição

Castelo de Monforte
Castelo de Monforte

O castelo de planta quadrangular, delimitado por muralhas com acesso por duas portas, a do sul é de arco em volta perfeita e a do lado ocidental, mais larga e de arco quebrado, sendo a principal entrada, colocando em comunicação com o reduto defensivo e com a vila medieval.

Castelo de Monforte
Castelo de Monforte

Para uma localização um tanto fora da rota de quase tudo, a parte do castelo está muito bem preservada, estando a parte da vila medieval um pouco destruída mas com indícios bem visíveis.

Classificação

Vale a pena passar por lá para ver este Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Águas Frias, na freguesia Águas Frias.

Coordenadas GPS: N 41 45.740' W 007 21.350'  (41.76233, -7.35583)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Cemitério de Águas Frias

Cemitério de Águas Frias - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
Cemitério paroquial, situado a quase 300 metros da povoação de Águas Frias e da Igreja Paroquial.

Fonte de Mergulho

Fonte de Mergulho - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
Quem passear pelas nossas aldeias, o mais provável é encontrar em cada uma delas, ou na maior parte delas, a fonte da aldeia, comunitária, sendo algumas conhecidas por fontes de mergulho.

Igreja Matriz de Oucidres

Igreja Matriz de Oucidres - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
De uma única só nave, destacam-se no seu interior três altares em talha barroca com colunas salomónicas e arcadas profusamente trabalhadas. Também é conhecida como Igreja de Santo André, pois foi dedicada a este santo.

Barragem das Nogueirinhas

Barragem das Nogueirinhas - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NW)

Cemitério de Casas de Monforte

Cemitério de Casas de Monforte - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NE)

Nicho Oratório

Nicho Oratório - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NE)
Um nicho com uma imagem de Cristo Crucificado em azulejo.

Capela de São Miguel

Capela de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)

Capela de Santo António

Capela de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 4 km S)

Pedra Bolideira

Pedra Bolideira - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Próximo da povoação de Bolideira existe este ponto turístico muito conhecido e concorrido, uma pedra enorme com cerca de dez por três metros que, apesar do seu tamanho e peso, consegue-se mexer muito facilmente dada a situação de equilíbrio em que se encontra.

gif