
Tudo aconteceu no reinado de D. Afonso III, quando se processava a organização da zona fronteiriça setentrional. Com este processo surgiu a ascensão de Monforte de Rio Livre.


Origem
A sua origem é um tanto atribulada diversifica-se nas opiniões, sendo uma das versões do século XII documentada por um nobre Tenente do Castelo. A outra versão, segundo alguns autores, aponta para uma provável origem proto-histórica, não havendo qualquer vestígio material que o confirme.
Sendo a maior parte do conjunto atual edificado no século XIII e na primeira metade do século seguinte, deve-se essencialmente a dois monarcas, D. Afonso III, que lhe atribuiu a carta de foral em 1273, e D. Dinis que o (re)construiu provocando um forte crescimento do espaço urbano. Este crescimento obrigou a uma presença de um alcaide na localidade.
Torre de Menagem
Em 1312 a Torre de Menagem torna-se num símbolo remanescente, o que concede ao castelo uma imagem militarizada. De planta quadrangular, compõe-se de três andares, com acesso por uma porta elevada de arco em volta perfeita aberta numa das faces voltadas para o pátio interior do recinto.


Descrição
O castelo de planta quadrangular, delimitado por muralhas com acesso por duas portas, a do sul é de arco em volta perfeita e a do lado ocidental, mais larga e de arco quebrado, sendo a principal entrada, colocando em comunicação com o reduto defensivo e com a vila medieval.


Para uma localização um tanto fora da rota de quase tudo, a parte do castelo está muito bem preservada, estando a parte da vila medieval um pouco destruída mas com indícios bem visíveis.
Classificação
Vale a pena passar por lá para ver este Monumento Nacional.
nesta localidade Águas Frias
ou neste concelho Chaves
Outras localidades deste concelho Chaves