Capela de Nossa Senhora do Loreto ou Capela de Santa Cabeça, esta capela foi fundada em 1696 pelo Abade de Monforte, João de Prada.
Assim foram nela depositadas as relíquias de São Bonifácio Mártir, protector das pessoas e animais mordidos por cães com raiva.
Este pequeno templo religioso pertence a uma arquitetura maneirista, de planta longitudinal simples. A sua fachada tem cunhais apilastrados, remate em frontão e é rasgada por portal de verga reta encimado por frontão, sobrepujado por pequeno óculo.
A cobertura é em falsa abóbada de berço abatido em caixotões pintados e retábulo de talha dourada barroco, de estilo nacional.
Está situada na Praça de Camões ao lado da Câmara Municipal, em frente do Paço dos Duques de Bragança e da Igreja Matriz.
Por muito pequena que seja a classificação, é considerada Património Municipal.
Este ponto está situado na localidade Chaves, na freguesia Santa Maria Maior.
(Distância: 11 m SW)
Este edifício tipo palacete, situado na Praça de Luís de Camões, foi edificado em meados do século XIX, por António de Souza Pereira Coutinho.
(Distância: 22 m S)
Edifício construído no século XV, mandado erigir por D. Afonso I, primeiro Duque de Bragança e oitavo Conde de Barcelos, para sua residência pessoal.
(Distância: 25 m S)
Instalado nos Paços do Duque de Bragança, conta com exposições permanentes de metalurgia pré-romana, materiais da Idade do Bronze, da Pré-história e da Proto-história e diversos elementos da antiguidade de Chaves.
(Distância: 57 m SE)
É considerada uma das mais bonitas da cidade, porém não é a sede dos templos religiosos. Datada do século XVII, este é um dos três templos religiosos da cidade com um traçado marcadamente barroco.
(Distância: 63 m SE)
Não se sabendo ao certo o ano da sua edificação, as primeiras referências surgem durante o tempo das Inquirições Afonsinas, de 1259. Pode pertencer ao período do românico, possivelmente construída no século XII sobre fundações da época visigótica.
(Distância: 68 m SW)
A história do castelo começa anteriormente à ocupação romana da Península Ibérica, pensa-se talvez dos tempos dos visigodos, em que ainda era um castro.
(Distância: 74 m SE)
Este foi o antigo Hospital da Misericórdia de Chaves, construído nos séculos XIX e XX. Encontra-se adossado à Igreja da Misericórdia, no mesmo largo da Câmara Municipal e junto da Igreja Matriz.
(Distância: 75 m E)
O Pelourinho, resultante do foral de D. Manuel I, foi apeado em 1870 para ser reerguido em 1910, antecedendo nova deslocação e reposição. Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
(Distância: 121 m N)
Foi fundada em 1249 por D. Lourenço Pires de Chaves, juntamente com a albergaria e morgado de Santa Catarina, junto ao castelo. Em 1681 Gregório de Castro Moraes ordena a transladação da Capela do Toural para a atual localização.